A indisciplina e a escola atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

A Indisciplina e a Escola Atual

Camila Stéfany Campos Guimarães – 4351859067 – Santa Terezinha
Claudia Neris Oliveira Reis – 3341558230 – Santa Terezinha
Maria Arlene Dias Guimarães – 3300492096 – Santa Terezinha
Raimunda Nonata Pereira Neres – 3300492096 – Santa Terezinha
Sandreli Antônia Gomes – 3343562532 – SantaTerezinha
Viviane Oliveira Perna – 3333544480 – Santa Terezinha

Professor EAD – Milene Batolomei Silva

Pedagogia
14 de Abril de 2012

Camila Stéfany Campos Guimarães – 4351859067 – Santa Terezinha
Claudia Neris Oliveira Reis – 3341558230 – Santa Terezinha
Maria Arlene Dias Guimarães – 3300492096 – Santa Terezinha
Raimunda Nonata Pereira Neres – 3300492096 – Santa Terezinha
SandreliAntônia Gomes – 3343562532 – Santa Terezinha
Viviane Oliveira Perna – 3333544480 – Santa Terezinha

A Indisciplina e a Escola Atual

ATPS apresentada ao Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Pedagogia
2012

A INDISCIPLINA E A ESCOLA ATUAL
 
Este texto é um apanhado dediversas visões da indisciplina atual que acomete as diversas esferas da educação no Brasil. Do ponto de vista dos temas tratados, configura-se inicialmente o baixo aproveitamento e a indisciplina escolar como os impasses fundamentais vividos no cotidiano escolar brasileiro, tomando como recorte a emergência dos "alunos-problema" como uma das principais justificativas empregadas pelos educadores naatribuição das causas de tal impasse. Em seguida, tenta-se rastrear e desconstruir as explicações mais comuns sobre as supostas causas da indisciplina escolar, tais como: a estruturação escolar no passado, problemas psicológicos e sociais, a permissividade da família, o desinteresse pela escola, o apelo de outros meios de informação etc. Por fim, fundamentam-se algumas propostas pedagógicas parauma compreensão mais autônoma da especificidade do trabalho escolar, bem como algumas regras éticas de convivência em sala de aula, de tal sorte que se possa lançar um novo olhar sobre o ato indisciplinado, cujas interpretações mostram-se, na maioria das vezes, de maneira estereotipada.
 
1. INTRODUÇÃO
O aluno-problema é tomado, em geral, como aquele que padece de certos supostos "distúrbiospsicopedagógicos"; distúrbios estes que podem ser de natureza cognitiva (os tais "distúrbios de aprendizagem") ou de natureza comportamental, e nessa última categoria enquadra-se um grande conjunto de ações que chamamos usualmente de "indisciplinadas". Dessa forma, a indisciplina e o baixo aproveitamento dos alunos seriam como duas faces de uma mesma moeda, representando os dois grandes males daescola contemporânea, geradores do fracasso escolar, e os dois principais obstáculos para o trabalho docente.
Qualquer pessoa ligada às práticas escolares contemporâneas, seja como educador, seja como educando, ou público mais geral, consegue ter uma razoável clareza quanto àquilo que nos acostumamos a reconhecer como a "crise da educação". Sabemos todos diagnosticar sua presença, mas não sabemosdireito sua extensão nem suas razões exatas. De qualquer modo, o indício mais evidente dessa "crise" é que boa parte da população de crianças que ingressam nas escolas não consegue concluir satisfatoriamente sua jornada escolar de oito anos mínimos e obrigatórios; processo este que se convencionou nomear como "fracasso escolar", e que pode ser constatado no simples fato de que um considerável númerodas pessoas à nossa volta, egressos do contexto escolar, parece ter uma história de inadequação ou insucesso para contar.
Este certamente é o maior problema enfrentado pela escola brasileira nos dias de hoje, e que dá ao Brasil um lugar bastante desconcertante quando em comparação com os outros países. Mais precisamente, os índices de retenção e evasão escolar no país são semelhantes aos de...
tracking img