A INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO SOB OLHAR DA PSICOLOGIA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 22 (5335 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto



___________________________________________________________________
ALYSHA CAROLYNA ROCHA DE OLIVEIRA







A INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO SOB OLHAR DA PSICOLOGIA















Artigo Científico apresentado como TCC no curso de Psicologia das Faculdades Pitágoras de Londrina-PR.

Orientadora: Professora Giuliana TempleLondrina
2012


A INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO SOB OLHAR DA PSICOLOGIA

TEMPLE, Giuliana1
OLIVEIRA, Alysha Carolina Rocha de 2





Resumo

O presente artigo procura analisar a indisciplina dos estudantes voltando o olhar para as relações sociais institucionais enquanto constituídas e constituintes desse comportamento. Nesse sentido, ao contrário de secompreender a indisciplina como um fenômeno inerente às condições próprias do aluno, tanto pessoais como familiares, ela é analisada do ponto de vista das relações humanas no âmbito das práticas pedagógicas. O estudo justifica-se no fato de que os professores precisam conceber a indisciplina como algo constituído nas relações sociais institucionais, com implicações para as práticas pedagógicas epsicológicas para o rendimento escolar dos estudantes e até mesmo para o bem estar emocional do professor. A família tem significativo papel na (re) construção da disciplina escolar, como a primeira instituição educadora da pessoa humana, por isso, tem relevância a sua parceria com a escola.
A Psicologia Escolar tem gerado inúmeras reflexões acerca da identidade dos profissionais que nela atuam,sobretudo a necessidade de uma redefinição do seu papel na escola e da reestruturação da formação acadêmica desse profissional, que até o presente momento ainda não consolidou seu espaço de atuação profissional, existindo ainda a necessidade de redefinição do seu papel nas instituições escolares visando, sobretudo, o exercício de uma prática psicológica integrada família/escola/sociedade com arealidade brasileira, tendo como foco a prevenção indisciplina.


Palavras-chave: Indisciplina. Escola. Família. Estudante. Psicologia Escolar.









1- Introdução

O ambiente escolar tem vivido nas últimas décadas, uma crise comportamental desencadeada pelos estudantes – a indisciplina. Este assunto tem sido objeto de estudos, pesquisas, dissertações e teses, sem, contudo, encontraruma resposta capaz de devolver o equilíbrio entre o ato de ensinar e aprender, intermediado pela disciplina e a harmonia no clima organizacional escolar.
A indisciplina pode ter origem na família, que não educa o filho adequadamente para viver em sociedade e na própria escola, onde o docente não tem domínio situacional da turma e não se impõe perante os estudantes. A falta de limites dosestudantes vem sendo atribuída à falta da presença dos pais junto aos filhos, devido a necessidade de trabalharem pais e mães, em turno integral e fora do lar.
Após a II Guerra Mundial, a sociedade sofreu profundas transformações e afetou a vida familiar e os reflexos atingiram a escola. A sociedade pós-guerra recrutou a mulher para o mercado de trabalho e atualmente, mães e pais trabalham fora decasa e os filhos são criados sem limites, pois, para compensar a ausência, os pais tornaram muito flexíveis a disciplina familiar e praticam a chamada “pedagogia do prazer”, ou seja, o filho não deve ser contrariado.
A influência da Psicologia nas salas de aula é de extrema importância. Notamos hoje, que a evidência da educação formal, do currículo, da Lei de Diretrizes e Bases e dos ParâmetrosCurriculares Nacionais parte da abordagem que defende uma pedagogia centrada no educando e não mais na figura do professor como detentor do conhecimento ou do currículo que deve ser cumprido à risca até ao final sem nos atentarmos para o sucesso do mesmo.
O aluno aprende, apesar de situações e condições físicas, psicológicas e sociais muitas vezes comprometidas e precárias.

2- Conceito de...
tracking img