A Ind Stria Do Vestu Rio Bastante Fragmentada

638 palavras 3 páginas
a indústria do vestuário é bastante fragmentada, não apenas no Brasil, como também em diversos outros países do mundo. O primeiro passo da análise ambiental consistirá na busca pela explicação dos motivos para a fragmentação da indústria. Entender melhor os motivos da fragmentação pode ajudar na compreensão da indústria para a realização das análises seguintes. Quais São os Principais Motivos Para Fragmentação da Indústria? Existem diversos motivos que ajudam a explicar o porquê da fragmentação da indústria de vestuário. Os principais motivos encontrados encontram-se explicados abaixo:  Barreiras de Entrada Baixas
A Indústria de Vestuário é conhecida por apresentar pequenas barreiras de entrada, permitindo a entrada de diversas empresas pequenas. Segundo a IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), “70% das indústrias de vestuário brasileiras são de pequeno porte, com menos de 20 funcionários.”.
 Ausência de Economias de Escala ou Curva de Experiência
A indústria apresenta várias características que diminuem a produção total dos produtos, ou que exigem maior flexibilidade das fábricas, impedindo ou limitando os ganhos de escala possíveis. Dentre elas, podemos citar as seguintes:
Mercado Consumidor Muito Heterogêneo
O mercado consumidor de vestuário é altamente heterogêneo, podendo ser segmentado de diversas formas e em diversos níveis. Por se tratar de um item que 96 todos devem utilizar, uma primeira segmentação possível é a demográfica (Idade e Renda), além disso, os consumidores variam de tamanho, formato de corpo e principalmente gostos/estilos/cultura. o Grande Variedade da Linha de Produtos Este item está intimamente ligado ao item anterior, uma vez que a oferta de produtos deve estar alinhada às necessidades do mercado consumidor. Além de ter que atender aos vários tipos de clientes, os produtos também variam em mais níveis, como categorias (Ex.: Camisa, camiseta, blusa, blusão, jaqueta, camisola, camisete, calça, shorts, calça Capri, etc.)

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas