A INCLUSÃO SOCIAL E A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA ERA DO CONHECIMENTO X INFORMAÇÃO

703 palavras 3 páginas
FAESPE
FUNDAÇÃO ANTARES DE ENSINO SUPERIOR, PÓS – GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
CURSO DE PEDAGOGIA

A INCLUSÃO SOCIAL E A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA ERA DO CONHECIMENTO X INFORMAÇÃO

Priscila Loyola Gonzaga

GOIÂNIA
2014

PRISCILA LOYOLAGONZAGA

A INCLUSÃO SOCIAL E A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA ERA DO CONHECIMENTO X INFORMAÇÃO

Trabalho apresentado a Fundação Antares de Ensino Superior, Pós – Graduação, Pesquisa e Extensão – FAESPE, sob orientação da Prof. ª Stéphany Costa, como requisito para nota final de N2.

GOIÂNIA
2014

Introdução

A educação, atualmente, é marcada pela internacionalização da globalização e da tecnologia, assim como a economia, a sociedade, a política e a cultura. A capacidade de se obter informação é imensa.

O Período Contemporâneo corresponde à sociedade da informação e do conhecimento que surgiu no fim do século XX.

A informação caracteriza-se por um conjunto de fatos e opiniões que nos cercam, rotineiramente, sendo um importante meio de criação do conhecimento. Ao longo da história da educação, várias ferramentas foram criadas visando melhorar a comunicação, contribuindo para a aproximação social como também, para um melhor acesso às tecnologias, reduzindo assim, o abismo entre as pessoas com necessidades especiais, minorias ou idosos e o restante da sociedade.

A era do conhecimento X informação acentuou a inclusão social e a concepção de que não é a criança que deve se modificar para se adaptar a vida escolar, mas sim a escola que deve ser alterada para acolher as diferenças. Tal evolução em áreas tecnológicas traz consequências na sociedade, tanto na vida dos alunos quanto na vida dos pedagogos. O pedagogo precisa acompanhar o ritmo das informações e estar sempre atualizado aos avanços para melhor atender os alunos e compreendê-los. Precisa estar apto a colaborar com a inclusão social, fazer uso de

Relacionados

  • Kant
    25383 palavras | 102 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas