A INCLUS O NO MUSEU DE ZOOLOGIA DA S RE Hellip

2496 palavras 10 páginas
A INCLUSÃO NO MUSEU DE ZOOLOGIA DA S: RECURSOS EDUCATIVOS
ESPECIAIS
Márcia Fernandes Lourenço – Educadora – Mestre em Zoologia
Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo – mfer@usp.br
Eixo Temático: Programas, materiais e produtos para popularização científica.
Categoria: Relato de Experiência.
Palavras chave: museu, deficientes, recursos didáticos.
1. Introdução
O Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP) abriga o maior acervo mundial da fauna da Região Neotropical. As coleções científicas são a base para pesquisa zoológica nas áreas de sistemática, ecologia, evolução e conservação da fauna. Ao longo dos anos este acervo tem sido utilizado pela comunidade científica como base para a formação de recursos humanos e contribuindo para o avanço do conhecimento sobre a biodiversidade.
A aquisição, curadoria, conservação, estudo e divulgação das coleções são as principais atividades do Museu de Zoologia da USP. A fim de chamar atenção do público para o papel destas coleções e dos conhecimentos produzidos através do seu estudo, o
MZUSP desenvolve atividades educativas abrangendo todos os níveis de ensino, desde crianças da educação infantil até estudantes universitários.
A origem do Museu de Zoologia remonta ao final do século passado quando, em 1890, o Conselheiro Francisco Mayrink fez a doação ao Governo do Estado de São Paulo, de uma coleção diversificada que havia sido reunida por Joaquim Sertório a partir de 1870. Este acervo foi então organizado junto à Comissão Geográfica e Geológica e, incorporado a outros, fez parte do Museu Paulista que ocupou o prédio-monumento inaugurado em 1895 no Bairro do Ipiranga, no município de São Paulo, estado de São Paulo. Nos 40 anos seguintes, muitos trabalhos foram desenvolvidos com o auxílio das crescentes coleções zoológicas, botânicas, etnográficas e históricas abrigadas no Museu Paulista.
Em 11 de janeiro de 1939, foi criado o Departamento de Zoologia, da Secretaria de
Agricultura, Indústria e Comércio do

Relacionados