A inclusão escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Autor: Adriano Pereira Ojeda e Livia Aparecida Rosa Martins

RESUMO

O presente artigo pretende provocar uma análise e reflexão a respeito da inclusão, levando em conta os paradigmas sociais. Esse estudo tem como intuito mostrar a realidade de inclusão de deficientes dentro do meio educacional à forma desde a recepção ao desenvolvimento do meio de aprendizagem. A inclusão é um movimentomundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade. A necessidade de um cuidado maior para que se obtenha conhecimento, e que sejam cumpridos os requisitos da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 do capitulo V.
Há certa dificuldade para o desenvolvimento do portador de necessidades de audição no ensino regular de escola comum, pela ausênciade profissionais capacitados para recebê-los, o nível físico, as metodologias, infra-estruturas adequadas. Porque o que termos hoje na verdade é um mascaramento no que se diz respeito à escola inclusiva, na qual não passa de fachada, pois na verdade acaba por excluir os diferentes.

Dessa maneira, os pais sofrem, pois seu filho demora a aprender, os professores sofrem, pois sabem que poderiamacontecer progressos maiores se houvesse mais tempo e ferramentas para utilizar com cada aluno. Assim, dizer que a escola atende alunos com necessidades educacionais especiais é hipocrisia, pois as crianças são integradas ao mesmo sistema falho de educação.

PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA O QUE FALTA?

A criação de lei pelas autoridades é necessária que façam uma reformulação quanto ao processo deaprendizagem e alunos que são portadores de necessidades especiais, pois não é apenas inserir o individuo numa sala de ensino regular comum, tirando ele daquele meio do convívio da educação especifica para ele, para que seja incluído dentro do meio social para haver interação e socialização com outros não portadores necessidades sendo que haverá falta de aprendizagem.

O mais interessante eimportante que teria que ser bem visado é formar uma gestão uma organização escolar que possam respeitar as diferenças, podendo assim atender com seu método didático e importante que teria que ser bem visado é formar uma gestão uma organização escolar que possam respeitar as diferenças, podendo assim atender com seus métodos didáticos e organizacionais.

A necessidade de interpretes na sala de aula,se pararmos para analisar o importante seria que o próprio professor que ministra a matéria na sala tivesse o domínio da linguagem de libras, podendo assim facilitar mais a compreensão dos alunos portadores de deficiência visual e podendo fazer um trabalho por completo se possível até mesmo sem interprete, sendo assim veríamos da parte do profissional da educação e realização da inclusão dealunos surdos dentro da sala de aula.

No caminho para a unificação da Educação Brasileira sem distinção de classe social ou necessidade especial, ainda existem vários preconceitos sobre a valida e a eficácia desta didática já tem varia áreas do ensino principalmente o especial ainda é submetido como forma de ajuda solidaria governamental para um determinado grupo de alunos, a falta de infraestruturae profissionais qualificados são outros empecilhos neste caminhada.

Um segundo momento se dá pela forma educacional que temos no Brasil, onde se tem prioridade os alunos de classes elevadas, que como suporte infraestrutura completa, material didático atualizado e interativo, profissionais qualificados e em formação continua, escolas essas que não cedem espaços para os menos favorecidos quenão estão dispostos a incentivar e promover pesquisas em prol do ensino publico gratuito. Prejudicando diretamente a sucesso educacional de uma grande parte dos alunos do país e nesta parcela se encontram os alunos que requerem algum tipo de necessidade para freqüentar os bancos escolares.

Sociedade altamente capitalista também contribui diretamente para o fechamento dos portões escolares para...
tracking img