A inadimplência causada pelos titulos de crédito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A INADIMPLÊNCIA CAUSADA PELOS TITULOS DE CRÉDITO
Com a facilidade de crédito e a alta da economia no mercado brasileiro, a inadimplência é inevitável, causando prejuízos e dificuldades para aexistência das organizações. Ao mesmo tempo em que os títulos de crédito podem facilitar as transações comerciais, apresentam grandes riscos para os comerciantes, pelo aumento do consumismo desenfreado dosconsumidores.
Com as ofertas de parcelamentos a longo prazo pelas empresas, os consumidores não conseguem avaliar o que realmente precisam comprar e elevam o índice de inadimplência.
Empresasfecham as portas e não conseguem se manter, devido à falta de comprometimento dos consumidores para com seus compromissos financeiros, o que acarreta as organizações a buscarem recursos em entidadesfinanceiras, onde estas acabam se endividando e não conseguem cumprir com suas obrigações e conseqüentemente acabam declarando falência.
Os títulos de crédito são de grande importância para o mercador,pois servem como garantia de recebimento do bem ou serviço prestado, onde os mais utilizados no Brasil são cheques e notas promissórias.
Embora o cheque seja por lei uma ordem de pagamento a vista,existe um acordo entre as transações comerciais e não mercantis para emissão do cheque pré-datado para compras a prazo, no entanto são usados muitas vezes por pessoas de má fé, aumentando aquantidade de cheques sem fundos distribuídos no mercado.
O indicador de Inadimplência do Consumidor, divulgado pela Serasa Experian registrou alta em 3,90% em Julho de 2010 na relação com o mesmo mês de2009. Segundo esse índice o valor médio das dívidas com cheques sem fundos aumentaram 41,90% no mês de julho de 2010, e nesse mesmo período, o valor médio das dívidas com títulos protestados cresceu6,40%, o que representa a terceira alta consecutiva na comparação anual.
Todos os títulos de crédito existentes apresentam riscos para o comércio, onde, por exemplo, o custo para protestar uma nota...
tracking img