A imprtância da família para o serviço social

DESAFIO DE APRENDIZADO
POLO JUNDIAÍ
SERVIÇO SOCIAL
FAMILIA E SOCIEDADE

Componentes
Regina de Cássia Oliveira 2306308552
Magali Costa 2322390165
Marialva Savietto 2340447141
Fátima Barros4156217041

INTRODUÇÃO
Sabemos que com o passar dos anos as famílias vem se modificando, devida á vários fatores. A estrutura familiar muda de acordo com a sociedade.Com a exclusão social a famíliapassa a ser uma demanda para o serviço social. Relataremos aqui a importância da família para o serviço social, o trabalho com as famílias e a intervenção desses profissionais junto às famílias.Desenvolvimento
A família é uma instituição que cuida de seus membros, mas que precisa ser cuidada também.
Instituição que a cada ano passa por varias mudanças, tanto no perfil quanto na estruturafamiliar, devido à sociedade.A família tem uma função social, mas às vezes ela não consegue exercer esse papel, por conta da exclusão social.
Com tantas mudanças a família passou a ser vista em suasconstituições nas diferentes épocas da história. As famílias que possuem um deficiente ou idoso é excluída da sociedade, aumentando assim a violência, gerando desemprego.
A pobreza é uma das exclusões.É nessas exclusões que surge o Assistente Social, quando essas famílias não conseguem cumprir sua função social entra em cena o profissional do Serviço Social.
O assistente social deve ter um olharcrítico, olhar a realidade dessa família, saber o perfil e a estrutura dessa família, para que se consiga ter respostas, procurar junto às instituições e órgãos competentes sanar as dificuldades dessafamília.
O assistente social deve buscar a emancipação e o autodesenvolvimento para essa família.
O trabalho com famílias é um verdadeiro desafio, os assistentes sociais devem agir de acordo com ademanda local e muitas vezes ele esbarra em políticas públicas.
O profissional deve entrar nessa família, saber a realidade e o perfil dessa família, para que possa orientar, informar e encaminhar...
tracking img