A imprensa faz e desfaz um presidente - resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Setor de Ciências humanas Letras e Artes
Departamento de História
Licenciatura em História
Programa Orientado de Revisão Bibliográfica
Professora: Ângela
Aluno: Hevilton

Fundação Getúlio Vargas
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil-CPDoc.

LATTMAN-WELTMAN, Fernando. A imprensa faz e desfaz um Presidente/ FernandoLattman-Weltman, Plínio de Abreu Ramos, José Alan Dias Carneiro. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994. 166 p.

Os Autores:
Fernando Lattman-Weltman- Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas pelo Estado do Rio de Janeiro. Suas áreas de pesquisa são Mídia e Política, Pensamento Social e Político Brasileiro, Atitudes e Ideologias Políticas, Teoria Política moderna econtemporânea, História do Brasil República e Ética e Política.
Cientista político e sociólogo, Fernando Lattman-Weltman desenvolve pesquisas sobre mídia e política, teoria democrática, instituições políticas e pensamento social e político. Tendo iniciado sua formação em pós-graduação com investigação sociológica sobre o ethos profissional dos jornalistas, ingressou no Cpdoc em 1991, engajando-seentão nos projetos de informatização e atualização do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro - Pós 1930 (DHBB) e na constituição de um núcleo de pesquisas sobre mídia, política e história da imprensa no Brasil. Dessa última experiência resultaram trabalhos como a co-autoria dos livros A imprensa faz e desfaz um presidente (1994), Mídia e Política no Brasil (2003) e Eles mudaram aimprensa (2003), entre vários outros artigos publicados em livros e periódicos acadêmicos. Passou então a adotar um enfoque predominantemente teórico e empírico-institucional. A partir daí ampliou seu campo de interesses para englobar questões relativas à retórica política, ao papel dos intelectuais na História, ao desenvolvimento institucional brasileiro e à mobilidade social das elites. Resulta daí sua tese dedoutorado em ciência política, publicada sob o título A política domesticada: Afonso Arinos e o colapso da democracia em 1964 (2005). A todas essas experiências e novas indagações seguiram-se o projeto que coordena neste momento - o Banco de Dados sobre a Política Brasileira, baseado nos verbetes do DHBB e na prática obtida na confecção de suas edições em papel, Cd-Rom e Internet - e seuenvolvimento nas atividades docentes do Centro, onde, de par com as tarefas de orientação, tem ministrado, para a graduação ou para a pós, cursos sobre Teoria Sociológica, Teoria Política, Interpretações do Brasil, Introdução às Ciências Sociais, Instituições Políticas Brasileiras e Mídia e Política.
José Alan Dias Carneiro-é graduado em Jornalismo e exerce atividades profissionais como pesquisador ejornalista. Trabalha com pesquisa da História Política Brasileira do período Republicano. Trabalhou na elaboração do Dicionário Biográfico Brasileiro pós-1930, em suas duas edições para o qual elaborou mais de trezentos verbetes e foi editado pelo CPDOC da fundação Getúlio Vargas. Atualmente auxilia a coordenação do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro da Primeira República (1889-1930),para o qual também escreve verbetes. Além disso, trabalhei no dicionário do setor elétrico elaborado pelo Centro de Memória da Eletricidade. Tem matérias publicadas no livro do ano de 2004 e 2005 da enciclopédia Barsa. Trabalhou nos Jornais O Globo e O Dia, em alguns projetos desenvolvidos pela Memória do Brasil Projetos Culturais e tenho feitos revisões de dissertações e teses de Mestrado e teses deDoutorado entre outras atividades.

Resenha crítica do livro de Fernando Lattman-Weltman, José Alan Dias Carneiro e Plínio de Abreu Ramos: “A imprensa faz e desfaz um Presidente”.
Este livro levanta questões importantes sobre o papel da imprensa na construção e desconstrução de um personagem político através de aspectos de sua produção aliados ao desempenho desse personagem, que...
tracking img