a impportancia do planejamento na educação infantil

3260 palavras 14 páginas
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Kamilla de Sousa Borges1

RESUMO

No desenvolvimento escolar, faz-se necessário que o desenvolvimento das atividades realizadas em sala de aula, sejam aplicadas por meio de metas estabelecidas antecipadamente pelo professor. Nesse sentido, entende-se que o planejamento seja uma ferramenta indispensável no trabalho pedagógico do professor, estabelecendo objetivos a serem alcançados como a aprendizagem dos alunos. O plano na Educação Infantil também é relevante, haja vista a necessidade de uma formação integral da criança nos mais diversos aspectos como o desenvolvimento sensório-motor e cognitivo, entre outros. Dessa forma, a aula fica mais prazerosa e os resultados mais satisfatórios, pois o professor não realiza atividades aleatórias e tem melhor aproveitamento do tempo de trabalho em sala de aula. Por isso, o objetivo desse artigo é compreender a importância do planejamento na Educação Infantil, como um elemento indispensável na prática docente. Portanto, é importante que o professor tenha uma organização de suas aulas e complemente suas ações com atividades pedagógicas, valorizando a construção cognitiva dos alunos.

Palavras-chave: Planejamento. Educação Infantil.

1 INTRODUÇÃO

A educação, ainda, não está plenamente como se pretende. Mas já se percebe que tal processo tem melhorado com o passar do tempo. E a escola, nesse contexto, deve ser um espaço adequado para o aluno criar e recriar, sem medo de errar. Não para, apenas, copiar e reproduzir as ideias já existentes, mas para criar as suas próprias. E para que isso aconteça é preciso que haja mudança na concepção das práticas pedagógicas.
Uma mudança significativa é que a reflexão da prática venha ser um ato constante na ação educativa do professor, a fim de que seus alunos obtenham sempre resultados satisfatórios, contudo, é importante que paralelamente a reflexão, o professor esteja sempre planejamento suas aulas, traçando

Relacionados