A Impost Ncia Do Tutor Presencial Na EAD

553 palavras 3 páginas
A Importância do Tutor presencial na aprendizagem da Educação a Distância
Introdução

As Tecnologias de Informação como Ambiente de Atuação do Tutor na Educação a Distância
Nos dias atuais, o grau de instrução; a formação educacional, bem como, as atualizações profissionais são imprescindíveis na obtenção e continuidade do vínculo empregatício, assim como, uma série de situações e eventos que exijam a condição de alfabetizado. Com a inovação tecnológica da informática disponibilizou-se mais uma ferramenta de comunicação, que torna o acesso à educação uma realidade, não de todos, mas de muitos! As tecnologias de Informação e Comunicação 'TIC', como: rádio, televisão, mídia impressa, computador (...) possibilitam difundir a informação em massa e com isso, também permitem veicular a formação; a instrução educacional, que devido algumas dificuldades como: distância; falta de recursos, entre outras (...) algumas pessoas não obtiveram (CORTELAZZO, 2008).

Pois, conforme Hack; ... o desenvolvimento das mídias modificou o sentido de pertencimento dos indivíduos, que passam a ser cosmopolitas - ou cidadãos do mundo. Os lugares anteriormente remotos estão agora ligados a redes globais e com o desenvolvimento das TIC a velocidade da comunicação se torna virtualmente instantânea (2009, p. 30). Além disso, as TIC possuem caráter flexível, em sua organização e tempo. O aluno pode acessar seu material de estudo numa hora mais oportuna para o mesmo. Por exemplo, assistir ao programa gravado, que é o caso de um telecurso, ou então, dispor da mídia impressa, como apostilas, ou ainda, acessar a internet e plataformas virtuais.

Todos estes recursos, dispostos ao aluno sem que o mesmo precise sair de casa! Bastando ter disciplina e autonomia em seus estudos (TECCHIO et al. 2010). As tecnologias de informação e comunicação, assim como, abrem novas possibilidades exigem também, certas condições metodológicas para o seu uso. Por isso, não basta somente o aparato tecnológico, mas

Relacionados