a importãcncia da pesquisa para o engenheiro

596 palavras 3 páginas
O mundo é como uma orquestra: se uma pessoa não estiver na mesma sintonia que a orquestra, ela fica desafinada. O que eu quero dizer com essa metáfora? Quero dizer que as pessoas têm que se atualizar conforme o mundo. Qualquer profissional de qualquer área, mas principalmente um engenheiro.
O engenheiro adquire muita responsabilidade, pois ele vai responder pela sua equipe. Ele será o cargo chefe, gerente, presidente como, até mesmo, o empresário. Muitos irão perguntar-lhe algo, interrogar-lhe e, muitas vezes, você não terá a resposta na ponta da língua ou estará em dúvida e ficará numa situação constrangedora. Mas um engenheiro não poderá deixar essas adversidades que ocorrem o atrapalhar, mas sim, beneficiar-se para ganhar novos conhecimentos e aprofundar-se ao assunto ocorrido. Nunca pode responder com dúvidas, pois um erro poderá ser crucial para levar uma a uma fatalidade.
Por isso, o engenheiro tem que ter a humildade de pesquisar sobre o assunto para aperfeiçoar seu conhecimento e se aprofundar no assunto que está em ponta.
Ninguém é obrigado a saber tudo, mas as pessoas têm que procurar se atualizar com as tecnologias, novas técnicas. Com isso o engenheiro pode se aprofundar pelo meio da internet, palestras, seminários, livros, entre outros. Como também o engenheiro pode exercer a área científica e aprofundar-se na pesquisa de sua tese, para ter novas tecnologias e novas técnicas, normas.
O engenheiro enfrenta, ao longo de sua carreira, vários problemas como o atraso de material, falta de mão-de-obra, atraso da obra devido a problemas financeiros, material de segundo escalão, pressão para entregar com o atraso, atraso devido ao mau tempo, problemas com documentação, entre outros.
Um recém-formado na área de engenharia, logo que sai da universidade e enfrenta isso de cara, terá muito mais dificuldade para contornar, como diz o livro "Introdução à Engenharia", mas isso não diz que ele não terá capacidade suficiente para contornar essas situações.

Relacionados