A importância e a origem dos gols de 2ª trave no futsal: um estudo de caso da equipe profissional da universidade católica de pelotas - ucpel.

3820 palavras 16 páginas
A IMPORTÂNCIA E A ORIGEM DOS GOLS DE 2ª TRAVE NO FUTSAL: UM ESTUDO DE CASO DA EQUIPE PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS - UCPel.

THE IMPORTANCE AND THE ORIGIN OF SECOND GOALPOST GOLS IN FUTSAL: A CASE STUDY OF THE PROFESSIONAL TEAM OF THE CATHOLIC UNIVERSITY OF PELOTAS - UCPel.

MAURÍCIO LOBO GIUSTI (1), JOVANI LUIS BALLEN (1), SILVIO NERVO (1) ORIENTADOR: PROF. DR. ANTONIO COPPI NAVARRO (1,2)
1- Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho – Futsal e Futebol as Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento. 2 - Pesquisador do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício.

E-mail: mlobogiusti@hotmail.com Rua Quinze de Novembro, 927 Centro – Pelotas – Rio Grande do Sul. 96015-000 E-mail: jovaniballen@hotmail.com Rua Alfredo Halbert, 298 apto. 101 Frederico Westphalen - Rio Grande do Sul. 98400-000 E-mail: silvionervo@hotmail.com Av. Ruperti Filho, 1320 Venâncio Aires – Rio Grande do Sul. 95800-000

Entrega no dia: 26/02/2011 Turma: 1 Local da Turma: Porto Alegre

2 RESUMO O presente estudo tem como objetivo analisar estatisticamente o número de gols oriundos de jogadas de 2ª trave (conhecidos também como jogadas ou gols de “2º pau”) e como objetivo secundário identificar as origens desses gols da equipe profissional de futsal da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), participante do Campeonato Estadual de Futsal de 2010. Para identificar os gols de 2ª trave, foram observadas as filmagens dos jogos em que a equipe estudada participou. As variáveis utilizadas para configurar as origens dos gols de 2ª trave foram: construção ofensiva 5x4, construção ofensiva 4x4, jogadas de bola parada (laterais, escanteios...) e contra-ataque. Verificou-se que, ao total de 13 partidas observadas da equipe, foram convertidos 65 gols, sendo que 19 foram considerados de 2ª trave. Foram sofridos 40 gols pela equipe analisada, e, desses, 15 foram considerados gols de 2ª trave. Com relação às origens dos gols de

Relacionados