A IMPORTÂNCIA DOS VEGETAIS NO MEIO AMBIENTE

1089 palavras 5 páginas
A IMPORTÂNCIA DOS VEGETAIS NO MEIO AMBIENTE

O homem moderno parece estar ainda longe de valorizar as plantas como deveria de fato fazer. É preciso saber que as plantas, organismos clorofilados, é que permitem que haja vida inteligente no planeta graças ao fenômeno que conhecemos como fotossíntese. Além disso, representam a principal fonte de alimento para milhares de espécies, inclusive o homem. Atuam também no combate aos efeitos do aquecimento global. As plantas são os únicos seres vivos que produzem seu próprio alimento. Num processo químico denominado Fotossíntese, as plantas transformam gás carbônico (CO2), que é uma substância tóxica, e água, em carboidratos e oxigênio, sendo o primeiro utilizado para alimentação dos animais e do próprio homem e o segundo na respiração dos seres vivos.
Como podemos observar, a importância dos vegetais é muito grande dentro da biosfera. Além da produção de alimentos, contribui com o oxigênio responsável pela nossa vida, pois, sem ele não poderíamos respirar.

FUNÇÕES DOS ORGÃOS DA PLANTA

RAIZ: A raiz é o órgão da planta que tipicamente se encontra abaixo da superfície do solo. Tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, compostos nitrogenados e outras substâncias minerais como potássio e fósforo (matéria bruta ou inorgânica). Quase sempre subterrânea. Há, no entanto, plantas dotadas de raízes especiais, como as figueiras com as suas raízes aéreas, e as plantas epífitas.
As raízes são: * Essencialmente mecânicas e fisiológicas * Promovem a fixação da planta, absorvem do solo a água e os minerais nele contidos * Desenvolve-se a partir da radícula do embrião, é destituída de clorofila (na maioria dos casos) e nunca possui folhas o que, juntamente com a estrutura interna, permite distinguir em caso de dúvida, como no de certos tubérculos, uma raiz de um caule.

CAULE: É a coluna principal do vegetal, geralmente aéreo, com ou sem clorofila.
A sua

Relacionados

  • Alelopatia
    27562 palavras | 111 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas