A IMPORTÂNCIA DOS SONHOS NO PROCESSO TERAPÊUTICO

5291 palavras 22 páginas
INSTITUTO TECNOLÓGICO E EDUCACIONAL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE PSICOLOGIA TRANSPESSOAL

RODRIGO LUIZ FONTOURA

A IMPORTÂNCIA DOS SONHOS NO PROCESSO TERAPÊUTICO

Florianópolis, 2013

SUMÁRIO

resumo 3
1. INTRODUÇÃO 3
2. METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS 6
3. REFERENCIAL TEÓRICO 6
4. análise e tratamento dos dados 15
5. considerações finais 16
REFERÊNCIAS 18

RESUMO

Diversos são os conflitos criados em nossa psique durante a existência. As experiências, mesmo quando fora de acesso do consciente, mantém grande influência em nossa constituição emocional e, por conseguinte, relacional, em todos os níveis. Contudo, cotidianamente fatos, atos e contingências possíveis de instrumentalização profissional em processos terapêuticos passam despercebidos, sendo muitas vezes perdidas ou não significadas. Neste trabalho, será dada ênfase ao sonho como instrumento capaz de auxiliar o sonhador no processo terapêutico, fazendo deste, atributo de consciência e lucidez ante a condução de sua intepretação. Além disso, procurar-se-á apresentar a transdisciplinaridade como instrumento capaz de ampliar este processo, de forma permitir uma dilatação do olhar terapêutico, técnico e humano, visando permitir a constante evolução das diversas possibilidades existentes.

Palavras-chave: Processo Terapêutico; Sonho; Transdisciplinaridade.

1. INTRODUÇÃO

O processo terapêutico faz-se instrumento potencializador da harmonia do sujeito frente aos conflitos contidos em seu íntimo. Tal ferramenta estabelece sua ação por meio das demandas apresentadas e ocultadas nas queixas recebidas em terapia, sendo o sonho um desses poderosos aliados capaz de produzir ressignificações terapêuticas ensejadora da criação de mecanismos de enfrentamento, valiosos e eficazes no cotidiano da pessoa.
Neste processo, o sonho produz sentido e convergência somente ao sonhador, inexistindo a possibilidade de interpretação deste com

Relacionados

  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas
  • Coleção_Sinopses_v
    157861 palavras | 632 páginas