A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

1758 palavras 8 páginas
A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Constantemente em nossas vidas elaboramos e reelaboramos projetos, na maioria das vezes, se planeja antes de se fazer algo. Os projetos são utilizados em diversas áreas do conhecimento, porem neste texto será enfocado o campo educacional. Em diferentes circunstâncias da história da educação escolar, houve uma preocupação por elaborar propostas inovadoras de ensino que não superassem a fragmentação dos conhecimentos.
No ano de 1912 Decroly (apud in BARBOSA, 2008) diz que os conhecimentos e interesses infantis encontram-se associados, pois o método de aprendizagem partia da criança, a visão do todo a envolver na representação de significados em atividades de associação de discursos completos. Kilpatrick baseado em Dewey diz que a aprendizagem ocorre através da atividade do aluno. No ano de 1945 com a 2ª guerra mundial o planejar rigoroso faz-se imprescindível. Bruner em 1960 influenciado pelas ideias de Piaget fala que o ensino deve centrar-se em facilitar o desenvolvimento de conceitos-chave a partir das estruturas das disciplinas.
Paulo Freire vem com os temas geradores, pois no ano de 1980 era o auge do construtivismo os projetos eram como peça central da filosofia construtivista na sala de aula. Em 1990 os projetos são encaixados na Proposta Curricular de Santa Catarina fundamentada pelo materialismo histórico-dialético e a concepção histórico cultural. Todas as tentativas desde Decroly buscam a globalização. Para isto (Barbosa e Horn 2008 p.24) diz que “o ideário acerca do trabalho pedagógico não é recente na história da educação”.
O trabalho com projetos vem crescendo nas instituições de Educação Infantil, pois considera a criança em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, tendo como pressuposto inicial a participação das crianças na elaboração e no desenvolvimento do projeto juntamente com o professor, ou seja, ele não elabora sozinho o projeto, mas em conjunto com as

Relacionados