A IMPORTÂNCIA DOS MODELOS DE PROCESSOS E O BPMN

1274 palavras 6 páginas
A IMPORTÂNCIA DOS MODELOS DE PROCESSOS E O BPMN

PATRÍCIA TUSSI

1 INTRODUÇÃO

As organizações hoje estão crescendo de forma acelerada, vários setores, departamentos, pessoas, clientes e fornecedores, todos comunicando-se de forma simultaneamente. Existem vários processos executados de forma cíclica ou paralela e muitas vezes sem que as pessoas envolvidas no processo se deem conta disto. E, muitas vezes esses processos estão na cabeça de alguns colaboradores, ou seja, nada é documentado, modelados e muito menos desenhados.
O objetivo é mostrar a importância dos modelos de processos para uma organização e quais os possíveis problemas que a mesma pode enfrentar na modelagem e gestão dos mesmos.
Atualmente o mercado dispõe de diversas linguagens, ou notações, para modelagens de processos. Uma em particular será destacada aqui, a BPMN (Business Process Model and Notation) por ser mais amplamente utilizada, fácil de aprender, aplicável às mais diversas áreas de atuação das organizações.

2 A IMPORTÂNCIA DOS MODELOS DE PROCESSOS

Os modelos de processos podem ser caracterizados por um conjunto de atividades envolvidas na criação de representações de um processo de negócio existente ou proposto. Ela provê uma perspectiva ponta-a-ponta de processos primários, de suporte e gerenciamento de uma organização.
Podemos dizer que os processos constituem o comportamento das organizações. As melhorias só acontecem quando este comportamento é corrigido ou ampliado. Então, precisamos encontrar uma forma de descrever, desenhar, representar este comportamento. Assim, é possível observá-lo, identificar os problemas e os potenciais, e sugerir as melhorias nos pontos certos. (CAMPOS, 2014). De acordo com Campos (2014) a modelagem de processos está intimamente relacionada com o autoconhecimento organizacional, e consequentemente com a melhoria e com a inovação. É importante destacar que, entre outras, uma dimensão de melhoria se dá na área tecnológica, tanto

Relacionados

  • Governanca de processos proposicao de um modelo teorico de governanca para a gestao de processos
    37339 palavras | 150 páginas