A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2208 palavras 9 páginas
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Através do estudo sobre o tema “A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil” é possível entender que o brincar durante a permanência da criança na educação infantil tem efeitos positivos quanto ao processo ensino-aprendizagem.
A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola deste a educação infantil para que ela possa se expressar relacionar, descobrir explorar e dar significado ao mundo.
O estudo visa buscar e revelar a importância dos jogos no auxílio àqueles alunos com dificuldades de aprendizagem, no contexto escolar e no ambiente da sala de aula enquanto uma real possibilidade de auxílio do lúdico no processo de ensino-aprendizagem.
Nessa perspectiva, o artigo surgiu das seguintes questões: Qual a importância dos jogos e brincadeiras no processo ensino-aprendizagem no contexto da educação infantil? Como os jogos e brincadeiras podem ajudar nas dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem? A motivação para realizar este artigo surgiu no momento da realização dos estágios durante o curso de Pedagogia, na procura de uma escola onde as práticas pedagógicas pudessem intervir em favor do aluno tornando a aprendizagem algo agradável, onde a construção do conhecimento fosse um processo contínuo tendo como ponto de partida as experiências dos alunos e como ponto de chegada o conhecimento sistematizado. Dessa forma, percebeu-se que quanto à realização dos jogos e brincadeiras, os alunos se interessavam mais e tinham uma participação mais ativa. Com esta percepção, estudar sobre os jogos e brincadeiras tornou-se uma necessidade para que houvesse um entendimento das metodologias lúdicas na educação infantil.
Dentro dessas perspectivas, muitos estudiosos tais como Jean Piaget (1990), Vigotsky (1994), Kishimoto (1998, 2005), Santos (1999), Friedmann (1996) entre outros, iniciaram um estudo sobre este novo método que vem

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas