A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

435 palavras 2 páginas
Introdução: Para obter resultados satisfatório na educação das crianças, é necessário entender as diferenças entre os jogos e brincadeiras para o desenvolvimento motor infantil, e a utilização dos jogos e brincadeiras apenas para o lúdico. Somente assim seremos capazes de proporcionar um aprendizado significativo para as crianças.
Os jogos e as brincadeira devem fazer parte da infância de toda criança, pois alem de aperfeiçoar no desenvolvimento motor da criança proporcionam divertimento e alegria. Ao mesmo tempo auxilia na concentração, na criatividade, no raciocínio e no relacionamento. É papel da educação formar pessoas críticas e criativas, que criem, que inventem, descubra, que sejam capazes de construir conhecimentos, que tenham o conhecimento da importância da pratica da atividade física para que no futuro possa ser um adulto ativo fisicamente.

A Importância dos Jogos na Educação Infantil
As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem eenriquecem o desenvolvimento intelectual da criança (Piaget, 1976).A importância de brincar na educação infantil está expressa por lei incluída no“Referencial Curricular de Educação Infantil” (MEC/SEF/DPE, 1998), publicação nacional do MEC. O brincar é uma atividade espontânea e difere do jogo, pois este possui regras e limites,por isso a proposta de utilização destes recursos, deve estar de acordo com a faixa etária abordada na ocasião (Friedmann, 2004,1994).Os jogos sensoriais podem contribuir para a formação do futuro adulto. É o que descrevem alguns pesquisadores sobre o trabalho de Maria Montessori (Leift, 1978). Estes jogos sensoriais foram destinados a estimular os diferentes sentidos, de forma que os mesmos possam se desenvolver satisfatoriamente no decorrer da vida da criança. Um ponto negativo em utilização de jogos e brincadeiras, como suporte pedagógico no aprendizado de conteúdos específicos, é

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas