A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

12777 palavras 52 páginas
A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ninguém duvida da importância que tem para a criança a vida de cada dia e o que nela é habitual, o que ocorre com uma certa constância. Isso implica, para pais e educadores, dar importância à organização do que vamos denominar de “contextos habituais”. Esses dão à criança a segurança de saber o que fazer em cada momento. Um hábito é um mecanismo estável que cria destrezas ou habilidades. Além disso, é flexível, podemos utilizá-lo para situações distintas e modificá-lo se for preciso. Por exemplo, o hábito de abotoar-se.
Os contextos habituais proporcionam um componente importantíssimo de constância e regularidade. Por isso são fundamentais tanto para a vida escolar como para a vida familiar.
Nos primeiros anos de vida, as crianças adquirem hábitos não apenas porque têm a possibilidade e a capacidade de aprender, mas essencialmente porque é o período mais crítico, dinâmico e potencial da vida para aprender.
Os hábitos que se adquirem nos primeiros anos adaptam-se ao modo de ser de cada um. Aqueles que nos rodeiam aprendem a respeitá-los como parte integrante de nossa maneira de ser. Desse modo, os hábitos convertem-se em valiosos recursos de identidade pessoal.
Os adultos que convivem com a criança, de forma intencional ou não, propõem a ela valores e diretrizes de conduta por meio dos hábitos que a forçam a adquirir.
Daí se deduz que os pais e educadores dessa etapa do desenvolvimento têm que pensar quais os hábitos que pretendem que as crianças adquiram.
OS hábitos são instrumentos de reorganização.
Os hábitos mantêm o equilíbrio psíquico das crianças e incrementam suas possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem. Isso permite que possam estar abertas e dispostas a realizar, a todo o momento, novas aprendizagens.
HÁBITOS A EDUCAR NOS PRIMEIROS SEIS ANOS DE VIDA
Hábitos em relação ás vivências vitais
• Hábitos em relação à alimentação.
• Hábitos em relação à higiene.
• Hábitos em relação ao

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas