A IMPORTÂNCIA DOS ELEMENTOS GRÁFICOS NA INTERPRETAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

1755 palavras 8 páginas
A IMPORTÂNCIA DOS ELEMENTOS GRÁFICOS NA INTERPRETAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Karen Lauanna Campana Nascimento (G-UEL) karen.lauanna@gmail.com

O desenho sempre foi uma arte muito utilizada e em constantes evoluções. Desde a Pré-História, o homem primitivo já utilizava o desenho como forma de se expressar. Estes desenhos foram denominados pinturas rupestres. Os egípcios usavam como desenhos os hieróglifos. Na Idade Média, apareceram as tapeçarias medievais, que utilizavam o desenho como forma de expressão. Em 1865, na Alemanha, aparece a primeira história com desenhos em quadrinhos e coloridos, Max e Moritz, de Wilhelm Busch. Nela, ele conta as travessuras de dois meninos insuportáveis.

Max e Moritz, de Wilhelm Busch

As histórias em quadrinhos são as preferidas entre as crianças e adolescentes, até mesmo de muitos adultos.

É indiscutível que, nos últimos anos, as histórias em quadrinhos passaram por diversas transformações no mundo ocidental, visando sua adaptação a uma nova realidade. O móvel de muitas dessas transformações esteve relacionado, em grande parte dos casos, a um novo entendimento sobre o papel dos quadrinhos na sociedade e à derrubada de antigos preconceitos, que preconizavam os produtos da linguagem gráfica seqüencial como prioritariamente direcionados ao público infanto-juvenil. (VERGUEIRO, 2007, p. 2)

Hoje, os quadrinhos são uma forma de comunicação de massa. Foi em 1920 que a técnica ganhou desenvoltura, surgindo vários estilos de histórias em quadrinhos, desde quadrinhos de aventuras e ficção científica até quadrinhos cômicos e irônicos.

Essa nova forma de comunicação de massa firmou-se há mais de 70 anos. Passou por vicissitudes diversas: desinteresse, perseguição, censura e, hoje, louvores e um lugar entre os estudos semiológicos, de informação e comunicação. (CAGNIN, 1987, p.)

Apesar das histórias em quadrinhos (HQ) terem passado por uma grande censura, perseguição, desinteresse, atualmente tem

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas