A IMPORTÂNCIA DO RESGATE DE MITOS E LENDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

5734 palavras 23 páginas
RESUMO

O objetivo deste artigo é fazer uma pesquisa bibliográfica sobre a importância do uso de lendas e mitos na educação infantil e literatura infantil na escola, com o objetivo de converter o livro e os outros instrumentos de documentação cultural em objetos familiares para as gerações atuais, motivando-os para a sua utilização livre e inventivo como um ponto de partida na formação de leitores freqüentes. O trabalho é baseado em uma reflexão sobre os benefícios que a literatura infantil proporciona para a criança. A pesquisa bibliográfica permitiu-nos compreender e reconhecer o valor real da literatura infantil para eles.

Palavras-chave: educação infantil, literatura infantil, de desenvolvimento infantil, os mitos e lendas.
ABSTRACT

The aim of this article is to do a bibliographic research on the importance of using legends and myths in early childhood education and children's literature at school, the objective being to convert the book and the other instruments of cultural documentation on familiar objects to current generations, motivating them to their free and inventive use as a starting point in forming frequent readers. The work is based on a reflection about the benefits that children's literature provides for the child. The bibliographic research allowed us to understand and recognize the real value of children's literature for them.

Keywords: Children's education, children's literature, child development, myths and legends.
INTRODUÇÃO

Esse artigo tem como intuito refletir sobre as possibilidades da introdução dos mitos e lendas brasileiros como resistência à colonização do imaginário da criança e possibilitar a desconstrução da imagem estereotipada das princesas europeias vistas como perfeitas, permitindo que as crianças se identifiquem melhor com os contos de fadas e contos maravilhosos relacionados à nossas origens. Tendo em vista que a mídia colabora constantemente com essa visão de “mulher perfeita” questiona-se: Como os

Relacionados