A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

939 palavras 4 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO
A construção do Projeto Político Pedagógico é peça fundamenta no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. É o projeto que irá demonstrar o que a escola idealiza quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los.
O Projeto Politico Pedagógico reúne proposta de ação concreta a executar durante determinado período de tempo, em busca da melhoria da qualidade do ensino, expressando as exigências legais do sistema educacional, bem como as necessidades, propósitos e expectativas da comunidade escolar.
O Projeto Politico Pedagógico pode ser comparado, de forma análoga a uma árvore. Ou seja, plantamos uma semente que brota, cria e fortalece suas raízes, produz sombra, flores e frutos que dão origem a outras arvores, frutos... Mas, para mantê-la viva, não basta regá-la, adubá-la e podá-la apenas uma vez. “Libâneo (2004,p.152)”

2 DESENVOLVIMENTO
Por ser projeto apresenta propostas, ou seja, é inacabado, inconcluso, dialético. Por ter dimensão política está comprometido com a formação de cidadãos que atuarão individual e coletivamente na sociedade e serão os responsáveis pela construção de seus rumos. E por ser pedagógico possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, permite a organização de atividades e ações educativas necessárias para o ensino e aprendizagem.
VEIGA (1995, p.13) defende que o “Político e pedagógico têm assim uma significação indissociável.”. Afirmando que devemos buscar uma reciprocidade para que haja uma verdadeira vivência democrática.
Para que as ações planejadas pela escola obtenham êxito é necessária uma democratização política no espaço escolar, na busca de uma gestão autônoma e democrática. Para que haja o desenvolvimento pleno do PPP é necessária à montagem de um plano de educação, com o envolvimento de toda a

Relacionados