A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

742 palavras 3 páginas
Introdução

Cada vez mais o Projeto Político Pedagógico (PPP) tem sido cada vez mais levado em consideração por pais, professores, diretores e pedagogos em geral tanto dentro da escola como em âmbito municipal, estadual e até nacional.
A construção do PPP é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. É o PPP que irá demonstrar o que a escola idealiza, quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los.
No Brasil, se intensificou a elaboração dos projetos políticos pedagógicos após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que em seus artigos 12, 13 e 14 estabeleceu a obrigatoriedade de uma proposta pedagógica para as escolas de educação básica. A mesma legislação deixa claro o caráter político da escola, pois de agra como seu principal papel a formação de cidadãos.

Desenvolvimento

O PPP tem papel fundamental no na organização das escolas e do ensino em geral. Pois é nele que iremos (nós educadores) nos nortear para uma melhor organização da escola como um todo.
De acordo com Arnoldo Nogaro, a ausência de um P.P.P. impossibilita o desenvolvimento educacional de toda e qualquer escola. É claro que a escola sem ele sobrevive, mas com quais objetivos específicos?
O planejamento político, juntamente com o pedagógico, é visto como um processo contínuo de reflexão e discussão dos problemas da escola, tentando assim encontrar meios favoráveis á efetivação de sua intencionalidade constitutiva, levando assim, todos os membros da comunidade escolar o exercício da cidadania. Ora, uma das coisas que precisamos saber, é que não se pode entender a questão política-pedagógica como mecanismos dissociados e/ou avulsos, quando ambos andam juntos.
O PPP vem justamente para organizar o trabalho pedagógico, evitando conflitos e relações competitivas, corporativas e/ou autoritárias de qualquer uma das partes. Tentando sempre acabar com o marasmo do funcionamento

Relacionados