A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO PARA A ABERTURA DE UMA FLORICULTURA

5130 palavras 21 páginas
A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO PARA A ABERTURA DE UMA
FLORICULTURA
Agma Aparecida Menezes do Couto
Simone Donida Baldin Pontes
Idalci Cruvinel dos Reis
RESUMO
Este trabalho objetivou o levantamento das questões atinentes aos meios de constituição de uma empresa no ramo de floricultura na cidade de Rio Verde – GO. As pesquisas científicas foram fundadas em acervos bibliográficos, tais como: livros, revistas, material publicado por sites idôneos que versam sobre a matéria e na Internet. Para embasar o material didático, utilizou-se o método de pesquisa de campo. Os resultados obtidos nas análises mercadológicas, técnicas e financeiras mostraram que o negócio é viável e bastante atrativo, levando a concluir que não há como iniciar qualquer tipo de negócio sem a formatação de um plano de negócio.
Palavras chave: Plano de negócio, floricultura, viabilidade econômica.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como finalidade apresentar a viabilidade econômica para criação de uma empresa no segmento de arranjos e flores, na cidade de Rio Verde - GO.
O objetivo desta pesquisa é fazer um estudo do Plano de Negócio, detalhando os seguintes aspectos: clientela, concorrência, fornecedores, plano de marketing e planejamento financeiro para a criação de uma floricultura.
Para consolidar a importância do assunto aqui abordado, atualmente, vários autores demonstram que fazer um bom plano de negócios envolve pesquisa, análise e método. E que esta ferramenta ajuda a entender e prever melhor o cenário do negócio. Cristiane Mano (2000) escreveu um artigo na Revista Exame cujo tema é “Planos de Negócios?”, o qual retrata a importância de um planejamento para a empresa nascer e se desenvolver.
Vale lembrar que desde os primórdios existe a cultura popular, na qual a flor acompanha o ser humano desde o seu nascimento (a mãe é presenteada com arranjos florais) até sua morte (arranjos fúnebres), estando presente ainda nas empresas que organizam eventos
de

Relacionados