A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO como ferramenta para Pequena e Média Empresa

7150 palavras 29 páginas
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO como ferramenta para Pequena e Média Empresa.

SANTOS1, Patrícia Soares dos.

Resumo

Este artigo tem por objetivo elencar a importância do planejamento financeiro para as pequenas empresas, oferecendo subsídios para que o empreendedor possa planejar e controlar as ações organizacionais, dirigindo a empresa com decisões fundamentadas, e por meio do conhecimento financeiro reduzir o risco de mortalidade. Para elaboração deste artigo, utilizouse obras de autores clássicos da área em questão, por meio de uma pesquisa bibliográfica, pesquisa esta, que serviu como orientação para as etapas. Como resultado destaca-se a importância do planejamento como suporte fundamental às decisões na área financeira.
Conclui-se que não cabe a qualquer organização, assim como, à pequena empresa, desconsiderar um planejamento financeiro em suas atividades.
Palavras- chave: Planejamento Financeiro. Pequenas empresas.

1. Introdução
Nos últimos anos houve um avanço na expectativa de vida das pequenas empresas, conforme apontam pesquisas do SEBRAE, os dois principais agentes para o aumento da sobrevida são dois fatores: a melhoria do ambiente econômico e a maior qualidade empresarial. O planejamento nas empresas passou a ser preocupante, pois fatores de ordem gerenciais quando mal administrado podem levar uma organização a falência. Daí surge o crescimento da procura por instrução sobre este tema.
Para que a empresa viva e alcance patamares mais elevados, o planejamento auxilia o administrador na direção de ações coerentes ao objetivo do negócio, na criação de metas e projeções, e por intermédio do controle o mesmo contribui com informações para decisões estratégicas seguras reduzindo o risco de decisões sem embasamento.
O planejamento em finanças empresarial é um ponto crucial para a administração dos recursos de investimentos nas empresas de pequeno porte. O principal objetivo deste estudo é
1

Administradora,

Relacionados

  • Governanca de processos proposicao de um modelo teorico de governanca para a gestao de processos
    37339 palavras | 150 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas
  • O pensamento administrativo no antigo egito - análise da administração pública faraônica na 20a dinastia
    78051 palavras | 313 páginas