A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA

3308 palavras 14 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO E VANTAGENS DO ORÇAMENTO NA ORGANIZAÇÃO. 4
3 ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO 5
3.1 ORÇAMENTO OPERACIONAL E FINANCEIRO 5
4 BALANÇO PATRIMONIAL 6
5 DRE – DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO. 8
6 DLPA – DEMONSTRAÇÃO DO PREJUÍZO ACUMULADO. 9
7 FLUXO DE CAIXA PELO MÉTODO DIREITO E INDIRETO. 10
8 DVA – DEMONSTRAÇÃO DOS VALORES ADICIONAIS. 12
9 TIPOS DE ENQUADRAMENTO TIRBUTÁRIO NO BRASIL. 13
9.1 LUCRO REAL 13
9.2 LUCRO PRESUMIDO 13
9.3 SIMPLES NACIONAL 14
10 CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO
No decorrer deste trabalho será apresentada a importância do orçamento e planejamento na administração das empresas. O Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício, geralmente e anual, mas também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão.
A administração empresarial, com a finalidade de atingir os resultados lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.
Sendo assim orçamento pode ser descrito como um conjunto de planos financeiros com objetivo de programar a estratégia da organização em determinado período de tempo. Os orçamentos podem ser de vendas, de produção, custos de produção, de capital e de caixa.
O orçamento surge como seqüência à montagem do plano estratégico, permitindo focar e identificar, num horizonte menor, de um exercício fiscal, as suas ações mais importantes, o orçamento existe também para implementar as decisões do plano estratégico.
Dessa forma, quando as decisões não forem tomadas no plano estratégico, algum impacto no gerenciamento dos elementos internos da empresa deve ocorrer. Nesse

Relacionados