A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO.

3191 palavras 13 páginas
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO.
Carlos Lima INTRODUÇÃO

O processo de ensino e aprendizagem, deve-se buscar a inclusão envolvendo um trabalho que garanta à criança aquilo que ela considera importante, o seu corpo relacionado ao meio. O lúdico se torna uma estratégia insubstituível sendo usada como estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades operatórias, além disso, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais. O presente trabalho visa inserir o lúdico na prática docente e os benefícios para o processo ensino-aprendizagem dos educandos do primeiro ano do ensino fundamental. Limitando-se a identificar as facilidades e dificuldades para a incorporação do lúdico e quais os benefícios que o lúdico trouxe para as turmas do primeiro ano do ensino fundamental.
Tendo em vista que é grande a responsabilidade do educador para alcançar a aprendizagem dos educandos fazendo-se a integração dos conteúdos curriculares propostos com o lúdico (jogos, brinquedos e brincadeiras), mas todos têm o direito de aprender e aprender com prazer o resultado será bem melhor.

O LÚDICO: CONCEPÇÕES NA APRENDIZAGEM

Ao se abordar e discutir o tema proposto segundo (Bruner, apud Brougère, 1998, p.193)''A atividade lúdica se caracteriza por uma articulação muito frouxa entre o fim e os meios. Isso não quer dizer que as crianças não tendam a um objetivo quando jogam e que não executem certos meios para atingí-lo, mas é freqüente que modifiquem seus objetivos durante o percurso para se adaptar a novos meios ou vice-versa [...], portanto, o jogo não é somente um meio de exploração, mas também de invenção)".
De acordo com (Vygotsky, 1984, p. 27), É na interação com as atividades que envolvem simbologia e brinquedos que o educando aprende a agir numa esfera cognitiva. Na visão do autor a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades

Relacionados