A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO

3313 palavras 14 páginas
IBPEX – INSTITUTO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

ELIANE LEMES
KEYLA FRIGO NASCIMENTO

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO

Joinville / SC
2008

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Eliane Lemes 1.
Keyla Frigo Nascimento 2.

Resumo: A intenção deste artigo é sensibilizar os leitores do importante papel que os jogos, as brincadeiras; como atividades lúdicas; exercem no desenvolvimento da criança. Tem como objetivo mostrar a importância do lúdico como estratégia de aprendizagem e desenvolvimento da criança e ainda os benefícios que o brincar proporciona. Os jogos têm significados especiais para as crianças, que aprendem mais com a aplicação dos mesmos do que com lições e uma infinidade de exercícios em folhas digitadas. Palavras- Chave: criança, ludicidade, ensino-aprendizagem, jogos. INTRODUÇÃO O ensino-aprendizagem é aquele que se preocupa, não só com as mudanças que ocorrem em velocidades cada vez maiores dentro do ensino, como também, com o desempenho do professor e do aluno neste processo.
A ludicidade requerida justifica um ensino por meio de jogos, brincadeiras. O jogo é um universo, no qual, através de oportunidades e riscos, cada qual precisa achar o seu lugar. O presente artigo trata da ludicidade como mais uma grande aliada no trabalho docente e discute a sua importância no desenvolvimento afetivo e social do ser humano.
Atualmente, o tema jogo, como um agente facilitador da aprendizagem, é bem mais desenvolvido por teóricos e pedagogos do que há algum tempo,até mesmo pela preocupação cada vez maior em estar aliando o ensino a metodologias que garantam eficazes resultados na educação.
Este é um trabalho teórico onde os autores levantaram a importância do lúdico no processo de ensinar e aprender e a significação deste na vida da criança, pois com jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem a criança pode se sentir

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas