A IMPORTÂNCIA DO LÍDER NO PROCESSO DE EXPANSÃO DAS EMPRESAS NO MERCADO BREJETUBENSE

6967 palavras 28 páginas
A LIDERANÇA EM AÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO LÍDER NO PROCESSO DE EXPANSÃO DAS EMPRESAS NO MERCADO BREJETUBENSE

Gabriela de Brito Martins Santos - gabrielamartins@saocamilo-es.br
Psicóloga, Especialista em Gestão de Recursos Humanos, Mestre em Administração, docente do programa de Pós Graduação do Centro Universitário São Camilo-ES
Geane Soares Côco - geanecoco@gmail.com
Discente do programa de Pós Graduação do Centro Universitário São Camilo-ES
Zirleidi Mascarello Grecco - zirleidigrecco@yahoo.com.br
Discente do programa de Pós Graduação do Centro Universitário São Camilo-ES

Curso de Pós-graduação em MBA em Controladoria e Finanças
Cachoeiro de Itapemirim – ES – 2012

RESUMO
O presente artigo visa identificar a influência do estilo de liderança e sua participação na expansão das empresas Brejetubenses, a fim de mostrar a importância da real atuação do líder consciente do seu papel dentro das organizações pesquisadas. Buscou-se embasamento teórico em alguns estudiosos tais como: Lessa (2003), Scoarize (2001), Motta (2008), Chiavenato (2002), Bergamin (ANO) entre outros, seguido de procedimentos metodológicos baseados no estudo de pesquisas, levantamento de informações que embasam melhor as informações referentes ao tema. Os resultados deste estudo mostraram que a liderança em ação se faz presente dentro das organizações brejetubenses, junto a melhor eficiência e agilidade nos processos administrativas, no atendimento com os clientes internos e externos, nas relações interpessoais, na condução da política comercial e administrativa como ferramenta importante no processo de expansão das empresas locais.

Palavras-Chave: Liderança, Expansão de Mercados e Eficiência.
1. INTRODUÇÃO

Liderança é um termo crescentemente evocado no campo do desenvolvimento. O sucesso de uma iniciativa social é, muitas vezes, atribuído à “qualidade da liderança”. Também é comum o uso do termo para se referir à sua ausência, ou a “problemas de liderança” nas organizações.

Relacionados