A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR- Fabiana dos Santos Sousa*

1441 palavras 6 páginas
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Fabiana dos Santos Sousa*

Resumo: Primordialmente o estágio supervisionado é o contato que o aluno- mestre terá com seu campo de atuação. Este artigo visa compreender o que os alunos do curso de pedagogia cogitam a respeito dessa disciplina, quais os problemas que enfrentaram na atuação do estágio nas escolas e a atribuição deste na formação de boa qualidade do professor da educação básica nas séries iniciais do ensino fundamental. Mediante a observação, a participação e a regência o licenciado poderá reflexionar e vislumbrar ações pedagógicas futuras, podendo relatar assim a contribuição do estágio supervisionado nos cursos de formação de professores na qual há uma ligação que é estabelecida entre a teoria e a prática teórica e a prática na vida dos acadêmicos de graduação.
Palavras Chave: Formação. Professor. Teoria. Estágio Supervisionado. Prática.

O estágio é necessário, um ensejo de muita importância no seguimento de formação do profissional. Consiste em uma preparação que possibilita os estudantes vivenciar o que foi estudado na faculdade. Devido às mudanças que tem ocorrido nos contextos social e escolar, o perfil da escola e dos estudantes tem mudado significativamente, com isso se as escolas não tiverem a mesma posição estas não serão capazes de oferecer um ensino de qualidade ao seu alunado.
É um momento no qual nos deparamos com a insegurança e o receio de não conseguirmos desenvolver um bom trabalho em sala de aula. Alguns futuros professores temem não conseguir dominar a classe, outra de não saber explanar o conteúdo necessariamente, uns se questionam que métodos utilizarão, há ainda os que não pensam ir pra sala de aula. Nota- se que são inúmeros questionamentos que surgirão a respeito da formação do professor para a educação básica.
Quando nos referimos em formação, deve- se ter a consciência de que um professor em tempo nenhum estará totalmente pronto.

Relacionados