A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKTING COMO FERRAMENTA MOTIVACIONAL

5644 palavras 23 páginas
IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA MOTIVACIONAL NA GESTÃO PÚBLICA

Francisco Gomes da Silva Kamila Massuqueto

RESUMO

A qualidade dos serviços prestados na administração pública há muito tempo vem sendo questionada. Este artigo pretende demonstrar como o capital humano pode ser um importante instrumento para alcançar melhorias nos resultados das organizações, principalmente na gestão pública. Apresenta as formas nas quais o Endomarketing como fator motivacional procura propiciar uma condição onde o público interno se utilize de valores como: Afetividade, comprometimento e cooperação, empatia e transparência, fazendo com que este se transforme em crescente desenvolvimento dos próprios colaboradores e consequentemente no crescimento da organização. Através de uma pesquisa bibliográfica mostra a importância do Endomarketing como elemento de motivação no setor público, que tradicionalmente não se preocupa com a manutenção de clientes, mas deve se preocupar com o atendimento das necessidades desses e com a sua própria imagem, prestando serviços que atinjam, e até mesmo supere as expectativas. Mostra principalmente a importância da valorização dos funcionários, para que estes, dentro das perspectivas do Endomarketing, estejam bem informados, bem preparados, satisfeitos, felizes e bem remunerados, enfim, motivados, e como resultado deixem os clientes igualmente informados e satisfeitos com os serviços recebidos.

Palavras-chave: Endomarketing. Motivação. Gestão. Valorização.

1. Introdução
Em outros tempos, os gerentes de empresas não focavam na satisfação dos clientes e muito menos na dos colaboradores. O que importava em fim era produzir produtos e vendê-los.
Os tempos não são mais os mesmos, os colaboradores e clientes passaram a exigir mais. A aquisição de produtos e serviços pelos clientes passou a ser focado no atendimento de suas necessidades, o

Relacionados