A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDOR PARA EMPRESA NA ESTRUTURA SOCIAL

1670 palavras 7 páginas
A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDOR PARA EMPRESA NA ESTRUTURA SOCIAL Centro Universitário Leonardo da Vinci – Empreendedorismo

RESUMO
A palavra empreendedorismo significa estudos relacionados ao empreendedor, que por sua vez tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo. Estudos sobre o empreendedorismo são recentes e estão ligados diretamente à importância que uma empresa exerce sobre o mundo econômico. Quando se fala em empreendedor, uma das principais questões que é levantada é se esse indivíduo adotou essa função por vocação inata ou se “empurrado” pela necessidade. Por vocação seria abrir um negócio por desejo próprio em um ramo conhecido, e por necessidade sendo uma falta de opção como, por exemplo, o desemprego. Porém para um caminho de sucesso o segredo seria buscar oportunidades, novas ideias para fazer algo diferente e assumir riscos calculados.
Palavras-chave: Oportunidade. Inovação. Disciplina.
1 INTRODUÇÃO
O empreendedorismo está com o crescimento inesperado em todas as dimensões. Atualmente o estudo vem ganhando espaço por causa das pequenas empresas que estão sendo abertas por pessoas que desejam ter o seu próprio negócio, aquelas que já não querem mais ser um empregado e sim passar a ser um empregador. Muitas são as causas pelas quais empresas abrem e fecham sem ao menos completar um ano de existência, como falta de planejamento, imprevistos econômicos, dinheiro escasso, enfim, as causas são variadas, e que para isso não aconteça o mundo empresarial exige do empreendedor inovação e disciplina.
De acordo com Dornelas (2001, p.17) “O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização.”
No decorrer deste trabalho veremos detalhes desse universo empreendedor como o conceito de empreendedorismo, iniciativas, estímulos, resultados positivos e negativos, características de um empreendedor e como esse mercado ajudou o fortalecimento econômico e social do

Relacionados