A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DO CIDADÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

1859 palavras 8 páginas
ATIVIDADE AVALIATIVA 3
FOLHA DE RESPOSTAS

Disci

1. Resposta
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DO CIDADÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

INTRODUÇÃO
Atualmente buscamos refletir acerca da realidade e sobre a necessidade de novas alternativas que visam tornar o ensino mais atraente e prazeroso e que, além disso, permita um melhor enriquecimento nas relações sociais.
Dessa maneira, é necessário resgatar na Educação Infantil as diferentes maneiras de brincar no contexto educativo e na formação da personalidade da criança.
Por este motivo, acreditamos que as atividades lúdicas possuem grande valor pedagógico e devem fazer parte dessas alternativas para serem atraentes e significativas no processo ensino-aprendizagem, pois, através da brincadeira ocorre o desenvolvimento físico e emocional, ao mesmo tempo em que impulsiona a inteligência e os reflexos criativos.
Ou seja, a criança em desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, psicomotor, está sempre em atividade e gosta de brincar, portanto, torna a brincadeira a coisa mais importante da sua vida e nas mãos do educador, é um excelente meio de formar a criança.
Nesse sentido é importante o papel do professor ao desenvolver atividades lúdicas, principalmente, na fase da alfabetização, que ainda é um período em que a criança vive no faz-de-conta, no imaginário. E, cabe às instituições o compromisso de uma proposta político-pedagógica, que inclua de maneira organizada e criativa o ato de brincar, construindo assim, um cidadão seguro e integrado na sociedade.

DESENVOLVIMENTO.
A LDB – Lei de Diretrizes e Bases, sancionada em 1996, estabelece de forma incisiva o vínculo entre o atendimento às crianças de zero a seis anos e à educação, na qual em BRASIL (1998) diz que “A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas