A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

4688 palavras 19 páginas
A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

1VERGINA RIBEIRO RIBAS

RESUMO
O presente estudo teve como principal objetivo verificar por meio de bibliografias relacionadas ao assunto a importância que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos exercem no desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, sensibilizando assim os professores de educação infantil do importante papel que o lúdico exerce para o aprendizado infantil.
Segundo Almeida (2000) O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa e é neste contexto que se justifica o tema do trabalho.
Por meio de uma abordagem sistêmica foram analisados conceitos, modelos, obstáculos, desafios e perspectivas da inclusão da pratica lúdica no ensino. Foram abordados ainda conceitos importantes para a compreensão do que representa o brincar, o jogo, o brinquedo e brincadeira.
Foi utilizada a pesquisa bibliográfica como metodologia de pesquisa tendo como base de estudo o brincar. Vale ressaltar que o presente estudo foi feito apenas por pesquisa bibliográfica tendo como foco a idéia de que o mesmo torna-se fundamental para analise do papel do educador dentro do processo lúdico.
Para isso foi necessário apresentar mesmo que de forma restrita, a visão dos principais teóricos como Rousseau,,Comenius, Froebel, Montessori, Dewey, Vygotsky, Piaget e Wallon, sempre respaldando Almeida (2000), Aranha (2002) e outros autores cujas contribuições norteiam as atividades lúdicas na educação infantil. Para melhor compreensão o corpo do texto foi dividido em seis partes que traz um breve histórico do brincar, jogo, brinquedo, brincadeira: os pricipaisteoricos e suas contribuições para as atividades lúdicas na educação infantil e por fim o tema principal do trabalho.Com isso, espera-se esclarecer através de uma leitura mais consciente, a importância do brincar no processo ensino aprendizagem bem como na vida da criança.

Palavras Chaves: Brincar, Educação

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas