A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

4953 palavras 20 páginas
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Angela Maria BUSCH¹

RESUMO: Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica, e visa colocar em evidência a importância do brincar na educação infantil, descobrir o lugar do lúdico na educação infantil, como ocorre o desenvolvimento físico e psicológico através da brincadeira, expor como o professor pode se utilizar dessa ferramenta para um melhor resultado de seu trabalho.
Através de análise de diferentes autores pode-se chegar à conclusão de que a brincadeira faz parte do universo infantil, como ela a criança pode se expressar utilizar sua imaginação, conviver com outras crianças e faz parte de todo esse processo a intervenção do professor buscando uma melhor maneira de aproveitar essa aprendizagem e intervindo com a organização do ambiente.
Atualmente muitas pesquisas estão sendo feitas para melhorar a qualidade do ensino em nosso país e é na formação de nossos professores que está à chave dessa mudança.

PALAVRAS-CHAVE: brincar; aprendizagem; desenvolvimento infantil.

1 Introdução
Este trabalho apresenta um estudo relacionado à educação infantil, mais especificamente a importância do brincar na educação infantil, no desenvolvimento integral da criança que é a base da formação do indivíduo e que é também um período fundamental para o desenvolvimento infantil.
As brincadeiras fazem parte do universo das crianças, e assim também devem fazer parte do universo da educação infantil. Não existe educação infantil sem brincadeiras e movimento.
Brincando a criança desenvolve seu autoconceito, afetividade,
_____________________
¹Graduação em Pedagogia, Especialização em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. angela.busch.m@hotmail.com. Orientador: Rosemary Conceição dos Santos.

relacionamento social, exercita sua imaginação e assim seu raciocínio, se desenvolve fisicamente, desenvolve expressão oral e corporal e constrói seus próprios

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas