A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2910 palavras 12 páginas
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Assunto e delimitação do tema: Para construir o meu TCC, procurei encontrar algo que contribuísse para uma educação mais significativa na educação infantil e que desenvolvesse tanto os aspectos cognitivos, físicos e psicológicos, como também os de interação, socialização e solidariedade. A pesquisa terá como assunto principal os “jogos na educação infantil” e a delimitação do tema a ser estudado será a “educação infantil”.
Problematização: a escolha do tema se deu depois de ler um artigo da UNESCO que veio ao encontro de muitas dúvidas minha e de meus colegas na escola, o artigo fala sobre Políticas Docentes no Brasil: um estudo da arte. Brasília: UNESCO, 2001, com vários autores: Gatti, Bernadete Angelina; Barreto, Elba de Sá; André e Marli Eliza Dalmazo de Afonso.
Nesse documento ficou claro que os professores saem de seus cursos de formação sem os devidos conhecimentos ou pouco conhecimento para trabalhar com a educação infantil, e com a expansão da obrigatoriedade escolar a partir dos 4 anos de idade, tenho mais motivação para aprofundar no tema.
A maior preocupação dos professores é ver se seu aluno está aprendendo e sem dúvida os jogos e as brincadeiras poderão contribuir sobremaneira para o sucesso de nossa prática pedagógica.
Justificativa: jogos e brincadeiras além de uma atividade lúdica é um momento de grande importância na construção de caráter do nosso aluno, principalmente que nessa idade eles são egoístas por natureza e na escola precisamos trabalhar a solidariedade, o repartir, o compartilhar, e também o desenvolvimento motor das crianças.
Metodologia: intensa pesquisa sobre o tema em livros, periódicos, artigos, teses e monografias.
Objetivos: mostrar que jogos e brincadeiras com ações planejadas são muito importante no desenvolvimento do nosso aluno e contribuir de alguma maneira com o meu colega professor que carece de informação sobre “o que e como

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas