A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NO FUNCIONALISMO PÚBLICO

3633 palavras 15 páginas
PÓS GRADUAÇÃO EM gestão pÚbLICA
NOME DOS ALUNOS

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NO FUNCIONALISMO PÚBLICO

IVAIPORÃ
2012
NOME DOS ALUNOS

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NO FUNCIONALISMO PÚBLICO

Artigo científico apresentado ao curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Pública do Interead – Tecnologia em Educação, como requisito parcial de obtenção de Titulo de Especialista em Gestão de Pessoas.

IVAIPORÃ
2012

RESUMO:
A preocupação com a ética, isto é, com seguir padrões que aproximem do bem e afastem do mal, está presente na vida do ser humano desde os primórdios dos tempos. Já na antiguidade, mesmo antes desta se tornar uma ciência, filósofos buscavam um conceito que satisfizesse tal necessidade na sociedade. Uma vez que a ética depende do contexto em que a mesma é aplicada, em cada tempo e em cada espaço ela teve uma história diferente, se alternando de lugar para lugar e de época para época. Foi um grande caminho percorrido desde que a ética começou a ser uma teoria até se tornar uma ciência. Foram inúmeros os teóricos que estudaram esta área. Atualmente a ética diz respeito aos mais variados setores da vida humana. Inclusive ao setor público no qual nós vivemos. Porém neste, ela não é bem aplicada, uma vez que quem exerce o poder normalmente busca fazer isto para si, esquecendo do que significa o termo público. Desta forma, o funcionalismo público muitas vezes acaba trabalhando para si mesmo, ou para uma pequena porcentagem da população, o que prejudica os demais. Esta é uma realidade que pode ser modificada, mas precisa do apoio e do trabalho de toda a sociedade.

PALAVRAS CHAVE: ética, sociedade, funcionalismo público.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da prática da ética para a sociedade, mostrando como ela pode e deve ser utilizada na área profissional

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas