A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA POTÁVEL NA MANUTENÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA: ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE ITAÚ-RN

1832 palavras 8 páginas
I-INTRODUÇÃO: CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO:

Como muitos dos municípios do Rio Grande do Norte, Itaú teve sua origem intimamente ligada à atividade agropastoril, com a chegada dos colonos por volta do início do século XIX, atraídos pela facilidade de instalação de fazendas de gado, e pela pastagem abundante, sendo que a primeira instalada no atual território do município foi a Fazenda Angicos Velhos do Senhor Alexandre Martins, em 21 de Maio de 1827, (BORGES, 1989). Recebeu está denominação por ficar próximo à margem direita do riacho Gitirana1, local onde existia grande quantidade de frondosos angicos. Antes da chegada dos colonizadores, a região era ocupada por indígenas da tribo dos Paiacus2, sendo que a sua aldeia ficava próxima da atual sede municipal. Em 1845, por iniciativa dos moradores da fazenda, os senhores João Martins e Joaquim Alves, foi construída a capela de Nossa Senhora das Dores. Após a construção da capela, outras construções foram surgindo como um barracão e pequenas casas, dando início ao lugarejo denominado Angicos Velhos. Segundo Borges (1989, p.6, grifo do autor):

Em 1909, o governo do estado, ao ser informado da posição agrícola do povoado, a fim de tirar proveitos políticos, achou por bem mudar o nome de “Angicos Velhos” para o que deveria ser, conforme topônimo primitivo. Assim criou-se o Decreto-lei nº 1265 de 15.07.1910, levando o povoado a Distrito, com denominação Itaú.

Desta maneira dava início à formação do município de Itaú, que teve sua origem intimamente ligada à atividade pecuarista, que naquela época era uma das principais atividades econômicas do estado. De acordo com Borges (1989), o nome Itaú é uma palavra originada de um índio assim denominado e chefe da tribo dos Paiacus, sendo que na linguagem Tupy, Itaú significa “Pedra preta” ou “Currais de pedras”. Como o lugarejo está localizado em uma região semiárida, em 1913, foi construído próximo ao lugarejo Itaú, o Açude Currais no riacho

Relacionados