A importância da qualificação profissional em tempo de apação

2189 palavras 9 páginas
A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPO DE APAÇÃO

A Fundação Dom Cabral divulgou pesquisa em que descreve a atual situação do apagão de mão de obra no mercado de trabalho brasileiro.
A pesquisa, que ouviu 130 empresas, responsáveis por 22% do PIB, mostra que 92% delas estão com dificuldade para contratar profissionais. As áreas técnica e operacional são as que apresentam mais problemas, sendo que 54% das organizações já reduziram os requisitos para a contratação. Nos cargos estratégicos, 28% das empresas também diminuíram as exigências, como pós-graduação, fluência em idiomas e experiências.

Nível dos profissionais Percentual das empresas com dificuldades
Operacional 40%
Técnico 64,62%
Tático 34,26%
Estratégico 36,92%
Fundação Dom Cabral

As empresas ouvidas pela Fundação afirmam que nos próximos seis anos, período em que o ciclo de investimentos será intensificado com a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, serão necessários 28 mil profissionais para a área operacional, 21 mil engenheiros e 10 mil técnicos. E diante desse quadro explica os motivos do Ministério da Educação ter criado o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec): atender a essa demanda por mão de obra qualificada em determinadas áreas.
Para se destacar no cenário atual, todo tecnólogo deve defini uma estratégia de marketing pessoal, já que devemos nós preocupar com a nossa imagem e apresentação, com os nossos conhecimentos e nossos relacionamentos, com a nossa saúde pessoal e financeira, é essencial um conhecimento prévio para que seja possível identificar as boas oportunidades e possíveis ameaças. Podemos exemplificar a necessidade de uma estratégia de marketing pessoal, respondendo essa pergunta “como está o mercado em que trabalho?”, se o mercado está estagnado ou em declínio, é uma ameaça à sua carreira, o que necessita de acções como investir em novas oportunidades de trabalho. Se o mercado estiver em crescimento, deve-se

Relacionados

  • Apostilapedagogica2011
    285611 palavras | 1143 páginas