A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

4288 palavras 18 páginas
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Claudia Silva
6º semestre de pedagogia na Finan
Danila Aparecida ferreira Souza
6º semestre de pedagogia na Finan
1. Apresentação
O

desenvolvimento

da

criança

é

um

aspecto

que

deve

ser

constantemente observado pelos professores. Dessa maneira, é de extrema relevância as pesquisas que discorram sobre a prática pedagógica e suas implicações para o desenvolvimento pleno da criança. Nesse sentido, a
Psicomotricidade representa uma importante contribuição para o processo de ensino-aprendizagem, pois se dá por meio de ações educativas de movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo, contribuindo para a formação de sua personalidade.
2. Introdução
De acordo com Alves (2007, p. 15), a Psicomotricidade envolve tudo que é realizado pelo ser humano. A integração psiquismo-motricidade e as ações do ser humano e possibilitam a relação das pessoas.
Segundo a Sociedade de Psicomotricidade Brasileira, (apud Alves, 2007,
p. 15), a psicomotricidade pode ser entendida como “uma ciência que tem por objeto o estudo do homem através do seu corpo em movimento nas suas relações com seu mundo interno e externo". A Psicomotricidade reflete um estado da vontade, que corresponde à execução de movimentos voluntários ou involuntários.
Sendo assim, a Psicomotricidade vem sendo desenvolvida na prática pedagógica com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo ensino aprendizagem.
Nesse sentido, a Psicomotricidade se dá através de ações educativas dos movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo e contribuindo para a formação de sua personalidade.

Por isso, algumas crianças não aprendem certos conteúdos porque o desenvolvimento das habilidades psicomotoras não foi adequado. Exige-se então, uma análise minuciosa das características dessa

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas