A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO ASSOCIADA AO DESENVOLVIMENTO DE CÂNCER DE COLO UTERINO EM MULHERES

1408 palavras 6 páginas
Faculdade de Ciências da Saúde - FACS
Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE

A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO ASSOCIADA AO DESENVOLVIMENTO DE CÂNCER DE COLO UTERINO EM MULHERES

Mariana Costa Monteiro Caldeira
Pós-graduação – Análises Clínicas

Janeiro/2012
A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO ASSOCIADA AO DESENVOLVIMENTO DE CÂNCER DE COLO UTERINO EM MULHERES

INTRODUÇÃO
O câncer caracteriza um conjunto de mais de 100 doenças diferentes e resulta de alterações que determinam um crescimento celular desordenado, não controlado pelo organismo e que compromete tecidos e órgãos. Estimativas apontam que até 2020 ocorrerão 15 milhões de novos casos de câncer no mundo (FIOCRUZ, 2006). O câncer de colo uterino é um tema que vem sendo abordado ao longo do tempo, e que atinge a saúde pública nos dias de hoje. Em alguns países, é o tipo mais comum de câncer feminino. No Brasil, é a terceira neoplasia mais comum entre as mulheres e a quarta causa de morte por câncer, sendo o tipo mais comum em algumas áreas menos desenvolvidas do país. Sua ocorrência se concentra principalmente em mulheres acima dos 35 anos de idade. (BRASIL, 2002). Dentre todos os tipos de câncer, é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura. Por isso, a necessidade de prevenção é fundamental para se evitar o desenvolvimento desse tipo de câncer.
Estudos epidemiológicos e de história natural da doença mostraram uma associação causal entre a infecção pelo vírus papiloma humano (HPV) e o desenvolvimento do câncer do colo do útero. Além disso, os principais co-fatores são história de infecções sexualmente transmitidas (inclusive infecção pelo HIV), início precoce da atividade sexual, multiparidade, uso de contraceptivos orais e tabagismo. (ROMAN; PANIS, 2011)
O diagnóstico é, predominantemente, clínico. A coleta periódica do exame citopatológico do colo do útero (também chamado de exame pré-câncer ou Papanicolau)

Relacionados