A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR

444 palavras 2 páginas
SILVA e SILVA, Jailson da; SOUZA OLIVEIRA ,Christiane Rose de. A importância da pesquisa no ensino superior. Revista Sapientia. Edição V, vol V, nº 5, ano 3. agosto/2012. ISBN 2178 4019

Ensino Superior e seus desafios

A importância da pesquisa no ensino superior, de Jailson da Silva e Silva e Prof. M. e Christiane Rose de Sousa Oliveira, traz uma abordagem crítica e preocupante, referente às dificuldades encontradas pelos ingressantes do ensino superior brasileiro. Tais dificuldades são causadas pela fragilidade em que se encontra o ensino no Brasil, que apresenta características como o simples “copiar e colar” da internet, sem a prática da leitura, sem a formação da crítica e sem o interesse de formar um conhecimento verdadeiro. Esse desinteresse desencadeia trabalhos cada vez menos significantes e desmotiva alunos e professores. Falta incentivo e também falta busca.
Enquanto produção de conhecimento, a pesquisa científica é uma das maiores armas que pode ser usada. Quando se entende a formação do conhecimento, compreende-se o seu nascimento através da busca, da racionalidade crítica e da formulação constante de novos conceitos. Sendo considerada indispensável no ensino superior, destaca-se a importância de ser estimulada pelos discentes, que precisam assumir papel de construtores do conhecimento como pesquisadores e incentivadores e não apenas de mestres que passam o conhecimento de modo sofista.
No decorrer de todo estudo, os autores buscam discutir sobre tal temática a fim de despertar a comunidade acadêmica para a real importância desse assunto. O que intriga nesse problema é exatamente a sua possível solução: se a pesquisa científica instiga o conhecimento, a crítica, a leitura e a assimilação das informações, por que ela não é estimulada nos jovens desde os primeiros anos de ensino?
Embora muito venha sendo comentado e discutido acerca deste assunto, ainda quase nada é feito. Quando se fala em modificar o papel do professor, enquanto transmissor

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas