A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA DOS MEDICAMENTOS

7913 palavras 32 páginas
1 INTRODUÇÃO:

Grande parte dos problemas ambientais são causados pela interferência do homem no meio ambiente para obtenção de bens de consumo e serviço. O aumento populacional e o consumismo desenfreado vêm gerando uma quantidade de resíduos maior que o meio ambiente tem a capacidade de degradar.
Os medicamentos surgiram como um grande avanço no tratamento e cura das doenças, se administrados de forma correta. Porém, se usado de maneira inadequada, pode causar mais danos do que benefícios. E as consequências podem ser desde intoxicações, a mais frequente, como até mesmo complicações mais sérias.
No Brasil, grande parte destes medicamentos são adquiridos por automedicação. E, é comum a sua reutilização. Consumidores usam e abusam do consumo de remédios.
Uma constatação da facilidade que a população tem em comprar medicamentos, sem se preocupar no que fazer quando o mesmo acaba sua validade, ou até mesmo quando não necessitam mais, o descarte é feito em lixo comum. Fato preocupante demais para o meio ambiente, pois com isso estão cada vez mais poluindo os lençóis freáticos e mares.O meio de entrada deste tipo de resíduo no meio ambiente é feito pelo esgoto doméstico em cursos de água, efluentes de indústrias farmacêuticas, efluentes rurais.Os resíduo seguem com o esgoto bruto para as estações de tratamento, mas os processos de tratamento de esgoto convencional não realizam a remoção destes resíduos. O que acaba gerando um ciclo de alterações no ecossistema.
Estudos tem comprovado que o descarte destas substâncias feita de forma inadequada tem acarretado alterações no sistema endócrino, de espécies animais, incluindo o homem. Os chamados “ disruptores endócrinos”(são sustâncias químicas exógenas, naturais ou sintéticas, com o potencial de causar efeitos adversos na saúde de um organismo ou sua descendência, como resultado de distúrbios na função hormonal, e que mesmo em pequenas quantidades, seu efeito poderá ser biomagnificado através da ascensão na

Relacionados