“A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS E NA EDUCAÇÃO INFANTIL“

860 palavras 4 páginas
FACULDADE UNIBAN ANHANGUERA
Curso de Pedagogia
Literatura Infantil
Alunas: Agnes Yokota
Professora: Indianara
São José, 13 de Setembro de 2013.

“A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS E NA EDUCAÇÃO INFANTIL“

O ensino tradicional onde a autoridade é absoluta, e a valorização do ter acima do ser e onde a literatura surge como instrumento de transmissão de valores, assim nas crianças a literatura vem para acompanhá-las em suas etapas de amadurecimento. Entretanto no séc.XVII quando iniciou o pensamento na escrita específica para a criança, a tal Literatura para crianças, onde os texto para leitores adultos eram adaptados para os mirins, as crianças eram tratadas como “adulto em miniatura”.

A parir da ação da arte literária, onde o seu leitor mirim aceitava as provações emocionantes ou a área Pedagógica, em que criança-leitor é instruído, tendo uma intenção educativa. É verdade que ainda não possuímos uma cultura literária infantil bem desenvolvida, mas isso se deve a todo um panorâmica histórico que possuímos desde a cultura de exploração que teve início desde o descobrimento de nosso país. De um modo simplista, podemos dizer que a preocupação por sanar as necessidades básicas superava a necessidade pela busca de livros para as crianças. Questão essa que explica o fato de só obtermos avanços educacionais no final do século XIX quando o trabalho escravo foi “extinto”.

A chegada de imigrantes para suprir as necessidades de produção, fizeram com que a modernização favorecesse o campo editorial, e portanto, um maior incentivo para a produção e divulgação de livros didáticos e literários destinados ao público infantil. As primeiras obras eram adaptações e releituras de clássicos Europeus. Irmãos Grimm, Hans Cristian Handersen, Charles Perrault eram a inspiração para novas histórias que se abrasileiravam em obras de Monteiro Lobato. O modelo de sociedade ideal passou a buscar uma demanda cultural que significava status e poder,

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas