A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO

3681 palavras 15 páginas
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO

1. INTRODUÇÃO

Ler não significa ver as letras no alfabeto e apenas juntá-las em sílabas ou palavras, mas também estudar a escrita, decifrar e interpretar o sentido, reconhecer e perceber. A leitura se apresenta como algo mágico, transformador, como uma descoberta de um mundo desconhecido e maravilhoso.
A leitura é importante em todas as fases do nosso aprendizado, portanto deve seriniciada no período da alfabetização e seguir durante toda a nossa vida. É uma atividade essencial em todas as atividades que exercemos está intimamente ligada ao ato de aprender e possibilita a aquisição de conhecimento.
A motivação pela leitura envolve curiosidades e abertura a novos conhecimentos e informações. Os alunos leem normalmente para provas e estas leituras são sempre escolhidas pelo professor, mas deve ser espontânea e divertida.
Através do ato da leitura, o homem pode tomar consciência de suas necessidades promovendo a transformação do mundo.
Ler é uma prática básica, essencial para aprender. Nada substitui a leitura, mesmo numa época de proliferação dos recursos audiovisuais e da informática. O hábito de ler é decorrente do exercício e nem sempre constitui-sede um ato prazeroso, porém sempre necessário. Por este motivo, deve-se recorrer a estímulos para introduzir o hábito de leitura em nossas crianças.

2. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO

2.1 Como ensinar a seu filho que ler é um prazer
Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).
A leitura frequente ajuda a criar

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas