A IMPORTÂNCIA DA INFORMATICA NAS ESCOLAS

1608 palavras 7 páginas
DELIMITAÇÃO DO TEMA: O projeto de pesquisa se destina a abordar sobre a importância da informática nas escolas como recurso pedagógico na pratica docente e na aprendizagem dos alunos e como as escolas tem lidado com esse artefato tecnológico.

JUSTIFICATIVA O problema do uso de computadores na educação é de suma importância hoje em dia e atinge tanto os pais como as escolas, e isso em escala universal. Se os filhos não usam computadores, os pais ficam ansiosos, por tender a achar que eles não se estão beneficiando de uma poderosa ferramenta educacional e também supondo que estejam atrasados em relação a seus colegas que já os utilizam. Eles podem ainda pensar que seus filhos não se estejam preparando adequadamente para sua futura vida social e profissional. Isso os leva a instalar computadores em casa, a matricular seus filhos em cursos isolados e até a procurar escolas que adotem computadores no processo de ensino, evitando as que não o fazem.
A informática tem desempenhado uma função básica na sala de aula. Pois, ao acessar as informações na rede mundial de computadores, os alunos tem maior possibilidade de acessar múltiplas informações úteis para a ampliação dos seus conhecimentos.
Entretanto essa necessidade do uso do computador como recurso básico e ferramenta essencial no ensino, esbarra na falta desses materiais em muitas escolas brasileiras.
A ausência de salas de informática em muitos estabelecimentos de ensino, tem contribuindo para que a prática pedagógicas dos professores continue centrada na exposição oral e no uso do quadro negro.
Esse cenário enfadônio tem provocado um desestímulo nos alunos levando-os muitas vezes a abandonarem a escola, uma vez que, o que, é exposto pelo professor são apenas teorias desarticuladas com a realidade dos discentes. Em outros casos a escola apresenta computadores suficiente para atender a demanda dos alunos, entretanto não existem pessoas capacitadas para o manuseio e instrução dessas máquinas.
Creio que

Relacionados