A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA LOCAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR PARA O MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS

3494 palavras 14 páginas
1
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA LOCAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR PARA O MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS

Resumo
A elaboração deste trabalho de pesquisa visa refletir sobre a importância do ensino de História e de História Local, nos anos iniciais da educação básica. Utilizou-se de entrevistas feitas em cinco escolas da rede municipal de ensino de Duque de Caxias e respectivas professoras numa tiragem, visando destacar o conhecimento real dos mesmos acerca da temática como também a noção de pertencimento ao local. Enfatiza a importância da História e da História local, buscando refletir sobre a formação do sujeito histórico. A pesquisa voltou sua atenção para a cidade de Duque de Caxias, o local das entrevistas, discorrendo um pouco sobre a sua história e apresentando alguns momentos importantes como o período de ocupação, o período dos loteamentos nos anos 50 e a ligação existente entre sua história com a do estado do Rio de Janeiro e do Brasil, e nessa feita utilizando-se de pesquisa bibliográfica. A base teórica privilegiou as considerações feitas por: Circe Bittencourt, Vavy Pacheco, Jacques Le Goff, e os Parâmetros Curriculares Nacionais, Israel Beloch, Manuel Ricardo Simões e Mauricio de A. Abreu.
Palavras- chave: história – sujeito - loteamento.
Introdução
Este trabalho monográfico na sua origem propunha-se refletir sobre a importância da inclusão da História local nos currículos vividos da escola pública, haja vista que a educação necessita cada vez mais de práticas que priorizem a formação de educandos conscientes e comprometidos com sua realidade histórica e que estejam prontos a responder as demandas da sociedade.
A estratégia utilizada buscou a realização de entrevistas que foram aplicadas em três momentos específicos: o grupo entrevistado foi composto por educandos e professores de escola pública.
O professor Antônio Augusto Braz1 do Curso de Extensão, sobre a História da Baixada Fluminense foi ouvido. Isto foi necessário devido à importância

Relacionados