A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

740 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

Com o passar do tempo o pedagogo vem formando um novo panorama de ação deste profissional, que ao atravessar a divisória da escola, invalida preconceitos e idéias de que o pedagogo está apto para exercer suas funções apenas na sala de aula. Nos dias atuais o lema é de que onde houver uma prática educativa, se instala uma ação pedagógica. O processo de ensino-aprendizagem é vivenciado não somente dentro da escola, mas é uma ação que acontece em todo e qualquer setor da sociedade, que se caracteriza como a sociedade do conhecimento, porque a educação formal e a não formal caminham paralelamente e tornam a educação o principal instrumento contra a desigualdade social.
Pedagogia é a formação humana mediante a qual os indivíduos adquirem aquelas características humanas necessárias para a vida em sociedade, considerando uma realidade sempre em mudança. Mas trata-se da formação humana de sujeitos concretos, com suas condições físicas, emocionais, intelectuais, sociais, culturais, vivendo num determinado contexto sócio-cultural.
Para isso a necessidade da Educação, que é intervir na capacidade de ser e de agir das pessoas. Para isso, são providas as mediações culturais, isto é, as ferramentas simbólicas e materiais, mediante um provesso de comunicação. No processo de analise a escola é reconhecida, desde a sua invenção, como espaço privilegiado de reprodução do status que, reforçando, desse modo, as desigualdades sociais. Porém, contraditoriamente, ela pode constituir-se, também, em espaço de transformação e emancipação do homem a partir de um processo de construção coletiva do projeto político pedagógico, que é um projeto de escola e, conseqüentemente, de sociedade.

DESENVOLVIMENTO

O papel do pedagogo no ambiente escolar tem sido polemizado, pois existem muitos equívocos em relação às suas atribuições, há um deslocamento do foco de seu trabalho, descaracterizando sua função e secundarizando o sentido do pedagógico. O pedagogo muitas

Relacionados