A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA VIDA DO SURDO

710 palavras 3 páginas
A falta de conhecimento das capacidades e potencialidades da pessoa surda gera preconceito na sociedade e nos próprios pais, que agem de forma a discriminar a criança, com atitudes de rejeição ou de superproteção.

Se a criança é filha de pais ouvintes a comunicação não é estabelecida de imediato, o que irá retardar em seu desenvolvimento. Os pais ouvintes em geral esperam que seus filhos comecem a falar e que a língua de sinais não seja necessária. Por descobrir a surdez precocemente esperam que um tratamento seja feito e que não haja comprometimentos linguísticos e cognitivos. Somente com a assistência de profissionais competentes em diversas áreas e de outras famílias, que tendo o mesmo problema possam dar apoio, transmitindo experiências e prestando solidariedade é que esses pais poderão encontrar a melhor forma de atender as necessidades de seu filho.

Embora a colocação de limites se torne algo difícil para alguns pais, que têm atitudes de superproteção com aquele filho que tem uma deficiência, aconselha-se a dar a ele um tratamento normal, para que ele desenvolva um comportamento adequado socialmente. Isso evitará sentimentos de ciúmes dos irmãos e fará com que a criança seja mais segura em suas decisões, pois, vivenciará mais experiências necessárias ao seu processo evolutivo.

A família constitui a base em que ocorrem os primeiros contatos e trocas sociais de uma criança. Assim sendo, o núcleo familiar é o local no qual surgem os vínculos comunicacionais primários, constituídos de significados e sentidos absorvidos por meio da internalização das trocas dialógicas, possibilitando o desenvolvimento do pensamento... A família constitui a esfera em que ocorrem os primeiros contatos e trocas sociais de uma criança. Assim sendo, o núcleo familiar é o local no qual emergem os vínculos comunicacionais primários, constituídos de significados e sentidos absorvidos por meio da internalização das trocas dialógicas, possibilitando o desenvolvimento do

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas